Prefeitura intensifica limpeza e desobstrução de canais em Campina Grande

limpeza
Foto: Codecom-CG

Com a chegada de dezembro, a previsão é de fortes chuvas até o mês de janeiro, como tem ocorrido em anos anteriores.

Com isso a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), vai intensificar ainda mais os trabalhos na desobstrução e a limpeza de canais e galerias em todo o Município.

O objetivo é facilitar o escoamento das águas, evitando a ocorrência de inundações e alagamentos.

Equipes da Prefeitura Municipal têm intensificado as ações em muitas áreas da cidade. Isso ocorre porque alguns moradores chegam a utilizar esses córregos como depósito de lixo, causando uma série de transtornos para a cidade.

Muitas dessas ocorrências acontecem nos canais da Rosa Mística, Piabas e do Prado, que praticamente cruzam toda a cidade, desde o bairro do Jeremias, Avenida Canal, Catolé, Tambor e Jardim Paulistano, desaguando no Rio Bodocongó, que recebe água de outro importante canal, que leva o mesmo nome.

O secretário da Sesuma, Sargento Neto, informou que esse trabalho começou a ser realizado por toda equipe da secretaria. Ele pediu ajuda da população para que não seja jogado lixo nos canais e nas galerias da cidade.

“Continuamos firmes e fortes no Projeto Bairro Limpo e mais ainda por se aproximar o período chuvoso. Já começamos a limpeza dos canais e galerias. Sabemos que vem muita chuva por aí. Conversei com minha equipe para fortalecer a limpeza dos canais, para que a gente não venha a ter problemas e também pedir uma contribuição da sociedade campinense para que evite jogar objetos e até móveis e eletrodomésticos nesses locais. Que não sejam jogados sofás, geladeira, fogão e televisão nos canais, porque isso dificulta o nosso trabalho”, disse Sargento Neto.

Outra situação que poderia ser evitada com a conscientização da população é o uso de terrenos públicos e privados como descarte de lixo. A Prefeitura trabalha diariamente e o custo mensal, apenas com este serviço, chega aos R$ 400 mil reais por mês.

Já a Defesa Civil de Campina Grande vem trabalhando em parceria, com algumas secretarias municipais, para que a população possa ter um fim de ano tranquilo em relação às compras realizadas no centro da cidade.

A área passou por uma fiscalização nas obras estruturantes, com o objetivo de sondar toda manutenção que deve ser mantida por parte dos proprietários.