Prefeitura suspende atividades em teatros e centros de idosos de Campina Grande

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (16) o prefeito Romero Rodrigues anunciou as ações que serão adotadas pela gestão municipal contra o coronavírus em Campina Grande.

Um decreto foi assinado com as medidas adotadas pela prefeitura com as seguintes ações preventivas:

Suspende, por até 30 dias, atividades dos teatros municipais, da biblioteca municipal e do Centro Cultural de Campina Grande.

Os locais de grande circulação de pessoas, tais como terminais urbanos e rodoviários, aeroporto, shopping centers e congêneres, escolas públicas e particulares, comércio em geral devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar gratuitamente álcool em gel 70% INPM, gratuitamente, além de informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos.

As empresas de transporte coletivo devem realizar as medidas de higienização no interior de seus veículos com aspersão de álcool em 70% INPM nas superfícies das barras de apoio e cadeiras, sempre ao término da rota.

Os restaurantes, lanchonetes e bares, deverão adotar medidas como disponibilizar álcool gel 70% INPM na entrada do estabelecimento para uso dos clientes; Dispor de anteparo salivar para os seus empregados nos equipamentos de bufê;observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas; Aumentar frequência de higienização de superfícies em cadeiras e mesas; Manter ventilados ambientes de uso dos clientes.

Em relação às escolas, a orientação é a seguinte: Disponibilizar álcool gel 70% na entrada das salas de aula; Evitar o compartilhamento de utensílios e materiais; Aumentar a distância entre as carteiras e mesas dos alunos; Aumentar frequência de higienização de superfícies; Manter ventilados ambientes de uso coletivo.

Orientação para pacientes com sintomas suspeitos procurar as duas UPAs do município. Também está definido um acréscimo de 12 leitos no Hospital Pedro I.

Eventos que reúnam mais de 300 pessoas devem ser comunicados previamente, com antecedência mínima de 15 dias, à Secretaria Municipal de Saúde do Município, com apresentação do plano de contingência em saúde para prevenção da transmissão do novo coronavírus.

A prova de vida para aposentados do Instituto de Previdência do Município (Ipsem) está suspensa por 90 dias.

Será cassado o alvará de funcionamento do estabelecimento que elevar de forma desmedida os preços produtos, principalmente os relacionados à epidemia do Covi-19.

de acordo com informações da Secretaria de Saúde, a cidade de Campina Grande possui oito casos suspeitos de coronavírus, todos em quarentena domiciliar.