Previsão das chuvas para o final de abril e início de maio no Nordeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (15), a previsão do tempo para as próximas duas semanas na região Nordeste.

Na primeira, entre os dias entre os dias 15 e 22 de abril, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 80,0 milímetros (mm), devido à combinação do calor e alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continuam influenciando as instabilidades na região, provocando chuvas intensas.

Previsão para a 1ª semana (15/04/2024 a 01/05/2024): a atuação da ZCIT irá provocar áreas de forte instabilidade no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste do Rio Grande do Norte, onde a previsão indica chuva superior a 80 mm.

Distúrbios no campo dos alísios podem provocar volumes de chuva significativos na parte leste, desde o litoral de Pernambuco até a Bahia.

Tempo seco em áreas do sudeste do Piauí e meio-oeste da Bahia.

Previsão para a 2ª semana (23/04/2024 a 01/05/2024): a previsão é de chuva em forma de pancada que pode superar os 50,0 mm na costa norte e leste da região, desde o Maranhão até a Bahia.

Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.