Professores adiam início de greve em Campina Grande

Foto: Ascom

Os servidores do Magistério deliberaram em Assembleia, nesta quarta-feira, dia 01, suspender o indicativo de greve até o dia 07 de março, com o objetivo de aguardar a proposta oficial da Prefeitura de Campina Grande sobre o reajuste do Piso, cuja Lei federal estipula em 14,95%.

Segundo o Sintab, a decisão dos servidores é uma sinalização aos poderes públicos de que a categoria não é intransigente e que não quer criar problemas.

Os servidores foram convodados a comparecer à audiência do dia 07 entre o Sintab e a gestão, a partir das 14h30, no Gabinete do Prefeito. O magistério espera dessa Audiência uma demonstração clara da prefeitura em resolver o problema. Todavia, caso a mesma não apresente nada de concreto do dia 07, a greve será deflagrada imediatamente no dia 08 de março.

A decisão ocorre após Audiência na Promotoria de Educação do Ministério Público, onde a direção do Sintab e a Prefeitura de Campina Grande chegaram a um acordo para a instalação de uma mesa de negociação para debater o reajuste do Piso do Magistério e outras pautas de interesse da categoria. O presidente do Sintab Franklyn Barbosa estimulou os servidores a manter-se ativo na luta.

“O reajuste não vai cair de paraquedas. Não acreditem que os poderes públicos estão do nosso lado. Vamos ter que buscar na marra”, disse ele.

O vice-presidente do Sintab Napoleão Maracajá rechaçou a hipótese de que a prefeitura não tem recursos para pagar o reajuste do piso e destacou que o art. 4º da Lei do Piso determina que, caso o município não consiga assegurar o pagamento do piso, a União deverá complementar os recursos, bastando o ente federativo justificar sua incapacidade através de solicitação fundamentada.