Programa garante controle de poluição emitida pelo transporte coletivo de CG

Foto: Ascom

Muita gente talvez não saiba, mas os ônibus que realizam o serviço de transporte de passageiros em Campina Grande passam por um periódico e rigoroso processo de controle da emissão de poluentes, executado por meio do programa ambiental denominado “Despoluir”.

O programa foi criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), tendo a total adesão dos consórcios que atendem Campina Grande.

A ação de controle dos poluentes emitidos, denominada Avaliação Veicular Ambiental, tem o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis. Esta semana, Pablo Sérgio da Silva, técnico do programa, esteve nas garagens das empresas do segmento em Campina Grande executando os procedimentos.

“Já são quinze anos da adesão das empresas da cidade ao programa. Mensalmente nossos técnicos vêm a Campina Grande realizar a verificação da frota, o que garante que um veículo que eventualmente esteja fora dos parâmetros acabe não ficando muito tempo circulando com o problema”, explicou.

Segundo Pablo, além das inspeções periódicas, o fato de Campina Grande contar com uma frota considerada nova de veículos no transporte coletivo contribui expressivamente para diminuir a incidência da emissão de poluentes. “Por isso, inclusive, é baixo o número de veículos que encontramos fora dos padrões de emissão e precisam ser mandados para manutenção”, concluiu.