Programa Mobilização Pelo Emprego é lançado na Fiep em Campina Grande

A Paraíba foi o 9º estado do Brasil, a sediar o lançamento do Mobiliza Brasil – Mobilização pelo Emprego e Produtividade, do Governo Federal. Representantes do setor produtivo do estado acompanharam nesta sexta-feira, 25/09, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, o lançamento do programa.

O evento foi aberto pelo presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, e contou com a participação do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos da Costa, o diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick Lima, de representantes da Associação Comercial e Empresarial, e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, além da Secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Rosália Lucas.

“Aqui na FIEP a gente sempre protagonizou grandes eventos, que alavancaram o desenvolvimento da Paraíba, como a fundação da SUDENE, o Banco do Nordeste também, a Transposição do Rio São Francisco que foi um esforço muito grande da FIEP, quando tudo parecia fenecer, nós ressurgíamos com toda vitalidade, e esforço levando milhares de pessoas para ruas, e assim tantos outros, como a luta pelo Calado de Cabedelo, e o Gasoduto para Campina Grande e o Litoral Norte da Paraíba, sempre fazendo grandes esforços para que o Brasil crescesse mais rápido e o Brasil também. E a vinda do Secretário Carlos da Costa à FIEP hoje, é uma imensa alegria, e percebemos que assim como o Auxílio Emergencial que foi essencial para a Economia do nosso país, ele vem nos apresentar estratégias, para a geração de emprego, o aumento de produtividade, e a competitividade e é isso que interessa à Indústria Brasileira. Tenho certeza que todos os paraibanos estão felizes com a sua presença em nosso estado, porque o senhor vem sustentando uma batalha, tem se dedicado para que consigamos transformar o Brasil, de uma vez por toda, num país inserido no contexto das nações desenvolvidas”, disse o presidente da FIEP.

Durante o evento, o Secretário Carlos da Costa, fez uma apresentação das ações que a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade vem realizando para manter a recuperação econômica do Brasil, entre elas o lançamento do Programa Mobiliza Brasil.

“Hoje eu vou falar sobre uma grande mobilização que nós acreditamos que seja essencial para recuperarmos o nosso país, a nossa capacidade de criar emprego e renda para os brasileiros. E essa mobilização tem como principal objetivo retirar as dificuldades que existem hoje para se fazer negócios no Brasil, e apoiar somente naqueles casos em que faça sentido o governo ter uma participação significativa, com, por exemplo, qualificação, apoio a startups, mercado de crédito com regulamentações adequadas, e assim por diante”, explicou Carlos da Costa

Na ocasião, ele falou sobre a mobilização que já passou por estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo e Ceará.

“Essa mobilização é muito importante por várias razões, primeiro porque o que nós fazemos em Brasília é só parte do que precisa ser feito, há uma agenda enorme de estados, de municípios e da própria comunidade empresarial para que avancemos na agenda de produtividade, e isso não será feito em Brasília, o que nós podemos fazer é apoiar, compartilhar experiências, mas essa é uma tarefa das comunidades locais, nos acreditamos em menos Brasília e mais Brasil. É tanto que eu venho aqui apoiar, manifestar o nosso apoio para as atividades de vocês, para corrigir as distorções e dá um novo rumo ao nosso país, um Brasil mais leve, e também para apresentar a Agenda que estamos desenvolvendo lá em Brasília, e queremos ouvi-los para que continuemos fazendo aquilo que mais faz sentido para vocês, e para saber quais são as necessidades do setor produtivo”, afirmou.

O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade tem como objetivo disseminar iniciativas e programas para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade, engajando atores locais para a plena implementação de melhores práticas.

Lançado em maio junto com uma ferramenta aberta à população, o programa ajuda a identificar os principais obstáculos aos pequenos negócios e ainda serve como um canal para sugestões de melhorias que tenham impacto nas atividades das micros e pequenas empresas – o web aplicativo Mobiliza Brasil, está disponível na Apple Store, no Google Play e também na web.