Atendendo a apelos da população, o vereador Alexandre do Sindicato apresentou um projeto de lei que estabelece uma série de diretrizes para a realização das corridas de rua em Campina Grande.
A matéria tramita na Câmara Municipal, aguardando parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação antes de ir para o plenário.
Alexandre defende a grande importância das corridas de rua, mas explica que é preciso melhor regulamentar estes eventos para diminuir transtornos ao trânsito e à mobilidade em geral, além de buscar assegurar condições de saúde e segurança mais adequadas para todos os participantes.
A proposta estabelece que as corridas precisarão primeiramente de autorização da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que deverá analisar o projeto técnico do evento, considerando as áreas de concentração e encerramento, trajetos, vias públicas a serem interditadas e todos os detalhes envolvidos.
Em seguida, se aprovado o requerimento pela STTP, os promotores da corrida deverão apresentar todos os documentos à Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, dentre eles plano de suporte médico aos atletas, inclusive quanto à localização de ambulâncias no trajeto, devidamente assinado por um diretor médico.
Todas as corridas deverão ter também projeto técnico elaborado e assinado por profissional de educação física, além do chamado “permit”, que é uma autorização da Confederação Brasileira de Atletismo, entidade nacionalmente responsável pelo regramento das corridas de rua.