Provas de avaliação da aprendizagem são aplicadas para mais de 3 mil estudantes em Campina

Foto: Codecom-CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama), para as turmas dos 5ª anos do ensino fundamental. As provas foram aplicadas em 97 escolas e cerca de 3.291 estudantes participara do exame que tem como objetivo obter indicadores de aprendizagem na Rede Municipal.

A avaliação começou a ser aplicada na terça-feira, 30 de maio e terminou nesta sexta-feira , 2 de junho. O Sama acontece todos os anos em todas as turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, que compreende as turmas de 1º ao 9º ano.

De acordo com a gerente de Avaliação Educacional da Seduc, Silvia Regina da Mota Rocha, com os resultados das provas será possível a implementação de novas ações para corrigir falhas na aprendizagem e garantir que o estudante desenvolva as habilidades e competências necessárias.

“Os resultados da avaliação desse Sistema sinalizam para a comunidade escolar o desempenho dos alunos e o resultado da avaliação institucional. É importante assinalar que os critérios de avaliação consideram os objetivos e direitos de aprendizagem ou descritores e pressupostos imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades e competências, em Língua Portuguesa e Matemática, de cada ano e etapa de ensino”, destacou.

A gerente acrescentou que, assim como tem ocorrido nos últimos anos, as provas foram aplicadas para todos os alunos, inclusive os estudantes com deficiência. Para isso, a Seduc firmou parceria com o Instituto dos Cegos para a produção de Provas em Braille para as crianças com cegueira e baixa visão.

A avaliação é realizada, periodicamente, desde 2017, em conformidade com os fundamentos e princípios éticos, políticos e estéticos que estabelecem os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC).