Qual será a competência de cada hospital de CG durante pandemia

Foto: Reprodução/internet

Neste sábado, 21, a Secretaria de Saúde de Campina Grande e o Ministério Público da Paraíba realizaram uma reunião para definir o papel de cada hospital das redes pública, particular e filantrópica conveniada do SUS no enfrentamento ao novo coronavírus na cidade.

No encontro, ficou definido que todas as unidades hospitalares vão se associar ao sistema público municipal de saúde e disponibilizar estrutura, equipe e material para o tratamento dos casos de coronavírus, se necessário.

A partir da próxima segunda-feira, 23, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) será destinado exclusivamente para o atendimento de crianças e adolescentes com sintomas de problemas respiratórios.

Todos os demais casos pediátricos serão tratados no hospital da Clipsi. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar profissionais para atuar na Clipsi e dar o suporte neste trabalho.

A UPA do Alto Branco continuará fazendo o primeiro atendimento dos adultos com sintomas de coronavírus. Os casos confirmados de Covid-19 serão encaminhados para o Hospital Municipal Pedro I, que está sendo preparado para atender exclusivamente estes pacientes.

Leia mais: Definido como será a vacinação contra a gripe em Campina 

No caso das gestantes que apresentarem sintomas de coronavírus, a orientação também é procurar, inicialmente, a UPA do Alto Branco. Os casos graves serão encaminhados para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), onde está sendo implantada uma ala com cinco leitos para com casos de Covid-19.

A Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) continuará responsável por oferecer o tratamento aos pacientes com câncer durante o período de pandemia.

O Hospital Antônio Targino vai oferecer atendimento para pacientes que precisem de diálise e suporte de ortopedia clínica para desafogar as demais unidades que realizam também essa tarefa.

O Hospital de Trauma de Campina Grande também vai disponibilizar uma ala para tratamento do coronavírus e dará suporte para toda a rede hospitalar do município.

O Hospital João XXIII dará suporte de internação a pacientes das UPAs e pacientes que necessitem de diálise e também vai abrir uma ala para casos de coronavírus para funcionar como retaguarda técnica do Hospital Municipal Pedro I.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) irá disponibilizar, a partir do dia 1 de Abril, um ala com 12 leitos para pacientes com Covid-19. Até lá o hospital vai ceder profissionais médicos para atuarem na rede de saúde da cidade.

A Santa Clara irá apresentar seu planejamento para enfrentamento do coronavírus na próxima semana.

Da redação com Ascom