Quatro cidades do Brejo saem do racionamento após chuvas

Foto: Secom/PB

A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) anunciou, nesta terça-feira (31), que os municípios de Belém, Caiçara, Logradouro e Serraria, além dos distritos de Rua Nova, Cachoeirinha e Braga, no Brejo paraibano, terão o racionamento no abastecimento de água encerrado a partir desta quarta-feira (1º).

A Cagepa explicou que a retomada do sistema e a implantação do racionamento existente, havia sido iniciado em abril deste ano, após meses de colapso do sistema em face da grave crise hídrica que assolava a região.

Com as fortes chuvas que atingem a região, o manancial de Lagoa do Matias alcançou o nível de 100% de sua capacidade, o que permite o retorno do abastecimento de quatro cidades e três distritos. Já o açude de Paulo Afonso também está com nível de armazenamento de água considerável e, com isso, o racionamento no município de Serraria também chega ao fim nesta quarta.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, destacou o empenho da Companhia em executar as ações mais adequadas para o cenário hídrico da região, com responsabilidade e focada na população.

“É uma notícia que nos alegra em levar à população do Brejo. Isso é fruto do trabalho e esforço da Cagepa, que realizou uma ação emergencial e, agora com o resultado das fortes chuvas na região, consegue tratar a água e fornecer ao povo paraibano. A Companhia seguirá atenta ao volume de água no Brejo para seguir avançando cada vez mais na distribuição aos clientes da região”, afirmou o presidente.

Marcus Vinícius aproveitou para apelar aos moradores das quatro cidades e dos três distritos que utilizem a água de forma racional, e reforçou que as localidades estavam em crise hídrica em razão da estiagem prolongada.

“Durante esse período, a Cagepa promoveu ações emergenciais, como a implantação da adutora emergencial de Guarabira-Pirpirituba, bem como a doação de reservatórios e perfuração de poços artesianos”, pontuou o presidente da Cagepa.