Receita estadual faz operação em 10 estabelecimentos na região de Campina Grande

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) deflagrou, nesta quarta-feira (12), uma nova etapa da Operação Desacordo nas cidades de Campina Grande, Esperança, Aroeiras, Pocinhos, Boqueirão e Riachão do Bacamarte. Os alvos da operação são 10 supermercados da Região de Campina Grande.

Participam da ação fiscal administrativa da Sefaz-PB um total de 35 auditores fiscais, que pertencem à Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal (Gecof), à Assessoria Técnica de Inteligência Fiscal (ATIF), além dos auditores das 1ª, 2ª e 3ª Gerências Regionais da Sefaz-PB.

O foco desta operação dos auditores é o levantamento de estoque dos 10 estabelecimentos dos seis municípios.

Durante a operação, os auditores fiscais encontraram dois galpões com grande volume de mercadorias estocadas sem inscrição estadual nos municípios de Esperança e Riachão do Bacamarte. As mercadorias foram apreendidas e os estoques passarão por contagem para serem lavrados os autos de infrações.

A operação foi denominada de “Desacordo” porque um grupo empresarial investigado de Campina Grande – que era beneficiário do regime especial do Termo de Acordo Especial (Tare) com uma carga tributária reduzida de ICMS –, violou uma série de cláusulas deste acordo.

O Grupo atacadista investigado inicialmente era composto por quatro empresas, sendo três em Campina Grande e uma no município pernambucano de Itambé. Com base em documentos e informações levantados nesta primeira operação, novos desdobramentos e operações têm sido realizados pela Sefaz-PB.