O Maior São João do Mundo é conhecido e celebrado por seu ritmo musical, sua dança convidativa e envolvente e também pela gastronomia regional e junina, cuja base é o milho. Um dos pratos tradicionais dessa culinária é o cuscuz. Um querido do público.
Foi pensando em agradar exatamente o senhor público que o restaurante Pastel da Liberdade resolveu abrir uma votação para receber sugestões de um novo prato cujo recheio fosse a cara da festa junina no Parque do Povo. Adivinha o campeão? Acertou quem disse cuscuz.
O pastel com cuscuz foi elaborado e está sendo apresentado como o sabor comemorativo dos 40 anos do Maior São João do Mundo e os 30 anos do Pastel da Liberdade.
Inusitado, diferente, peculiar, ousado. São muitos termos usados para definir o novo queridinho do restaurante. Cláudia Fonseca, sócia do Pastel da Liberdade há 20 anos, explica que o intuito era fazer uma homenagem ao São João de Campina Grande, “a ideia era que a gente fizesse alguma novidade que fosse regional, que fosse bem raiz, para apresentar aos turistas e aos nossos clientes campinenses”.
Foi necessário acrescentar um acompanhamento ao recheio, então os testes começaram até definir que a carne de sol com molho de nata e queijo coalho fariam a combinação perfeita dessa novidade.
Quem escuta falar desse novo pastel pode ter diferentes reações, mas a mais comum entre elas é a de curiosidade. Para Klayne Navarro, cliente assídua do Pastel da Liberdade, a criação foi uma surpresa, “eu achei que foi um pastel muito diferente, não achava que daria certo essa combinação, mas quando experimentei vi que ficou perfeita, inusitada porém perfeita”. Outro cliente, Matheus Torres, fala que foi a união de duas coisas que o campinense come com muita frequência, “eu achei arretado, a gente misturar o que a gente já gosta ficou maravilhoso […], eu aprovo e venho mais vezes”.
O pastel de cuscuz é uma exclusividade do espaço do Pastel da Liberdade no Parque do Povo, pensado como proposta para esse período junino. Com o sucesso crescente do novo sabor, Cláudia Fonseca diz que a equipe pensa em estender esse pastel para os outros pontos de venda da Liberdade e do Centro.