Reunião discute lançamento e realização do Carnaval da Paz 2022

Foto: Codecom/CG

O calendário dos eventos oficiais de 2022 começou a ser discutido na manhã desta terça-feira, 16, com o planejamento do Carnaval da Paz.

O prefeito em exercício de Campina Grande, Lucas Ribeiro, convocou uma reunião no Salão Nobre do Palácio do Bispo, com a presença de representantes dos eventos religiosos e auxiliares do governo para debater a possibilidade da realização dos eventos de forma presencial.

O período de realização, organização, normas sanitárias e os protocolos a serem seguidos, para cada evento integrante do Carnaval da Paz, foram alguns dos pontos discutidos durante o encontro.

Lucas destacou, que o momento é propício para o início das discussões visando ao retorno presencial dos eventos, considerando o que a cidade tem apresentado as menores taxas de ocupação hospitalar, desde o início da pandemia. Também foi ressaltado que a vacinação está cada vez mais acessível à população.

“Acreditamos que esse é o momento propício para lançar oficialmente o Carnaval da Paz 2022 e planejar os demais eventos que serão realizados com o apoio da Prefeitura no decorrer do próximo ano”, disse.

Em acordo com os representantes presentes à reunião, a data sugerida para que ocorra o lançamento do Carnaval da Paz foi o dia 14 de dezembro. Já a realização do evento aconteceria no período de 23 de fevereiro até 02 de março. “Sugerimos essa data com a concordância dos representantes aqui presentes. Mas, a oficialização caberá ao prefeito Bruno, quando retornar de viagem “, sugeriu o prefeito em exercício.

A secretária de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Rosália Lucas, apontou o bom momento que o setor do turismo vislumbra, a partir da abertura dos eventos de forma presencial.

“É um clima bastante animador que o setor está vivendo, com o sentimento de que o turista vai poder voltar a frequentar a cidade. Tivemos hotéis que fecharam durante a pandemia, mas que já se organizam para reabrir, muito em função desse retorno cada vez mais próximo”, frisou Rosália.

A preocupação com os protocolos sanitários tem sido levada em conta para viabilizar ao retorno não apenas do Carnaval da Paz, mas também do Maior São João do Mundo e de outros eventos turísticos que são realizados na cidade.

“Precisamos entender que estamos vivenciando um momento diferente e que precisamos de muito cuidado e de muita atenção. Sabemos que os eventos precisam voltar, mas com segurança bio-sanitária para garantir que esse retorno seja definitivo. Estamos aqui para trabalhar em parceria para que tudo ocorra dentro dos conformes”, disse Betânia Araújo, gerente da Gevisa.

Em 2019 o Carnaval da Paz atraiu cerca de 200 mil pessoas, de todas as partes do país, que circularam pelos eventos promovidos durante o período momesco. A média de ocupação da rede hoteleira, em doze dos principais hotéis, foi de 94,78%. Metade deles estava com 100% de ocupação.