Reunião no MP discute medidas a serem adotadas no São João de Campina

Foto: Ascom

O Ministério Público da Paraíba realizou, nessa segunda-feira (06/06), uma reunião com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Medow Promoções, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e Prefeitura Municipal de Campina Grande para discutir a segurança e saúde no São João 2022, pós pandemia.

Ao final, foram definidas medidas a serem executadas pelos órgãos e pela empresa organizadora do evento. Na próxima quinta-feira (09/06) será realizada a inspeção geral de estrutura.

A reunião foi conduzida pelo coordenador da Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), promotor de Justiça Osvaldo Lopes, e pela promotora de Justiça da Saúde de Campina Grande, Adriana Amorim. Participaram representantes dos órgãos e da Secretaria de Saúde de CG.

A promotora da Saúde, Adriana Amorim, expôs a preocupação com relação ao evento que se aproxima, haja vista a necessidade de tutelar os maiores bens, saúde e prevenção de segurança pública e de aumentar todo o contingenciamento e rede de saúde pública que deve estar preparada para o recebimento da demanda.

Ela externou ainda preocupação com as medidas de prevenção em relação ao aumento de casos de dengue, chicugunya, zyca vírus e covid.

Durante a reunião, a Polícia Militar realizou a apresentação de todo planejamento no tocante à segurança pública, explanando o contingente nas imediações, plataformas, e área interna do Parque do Povo.

A Secretaria de Saúde informou que será disponibilizado ponto de apoio específico dentro do Parque do Povo, bem como equipe na central de monitoramento eletrônico, além de suporte nos hospitais.Também informou que a dedetização deverá ser iniciada na próxima quinta-feira (09/06) e irá permanecer durante o decorrer do evento. Além disso, a Secretaria de Saúde está dispondo de cinco carros fumacê.

 

Medidas definidas

– Todas as bandas deverão obedecer ao layout para uso de show pirotécnico, conforme as normas pré-determinadas pelo Corpo de Bombeiros;

– A empresa informa que todo o retardante de chamas foi aplicado na estrutura do Parque do Povo, conforme determinação do Corpo de Bombeiros;

– A empresa deverá providenciar as plataformas e estruturas para os postos de incêndio, com símbolos da PM e Bombeiros;

– O monitoramento eletrônico está sendo finalizado, com toda estrutura de armazenamento de dados pela Secretaria de Segurança e Defesa Social, aplicando essa atualização em cerca de 200 câmeras de monitoramento;

– A Secretaria de Saúde de Campina Grande deverá disponibilizar um plantonista para monitoramento das ocorrências que deverá estar presente no Posto de Comando.