Saúde amplia estratégias de vacinação contra poliomielite em Campina Grande

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande está ampliando as estratégias de vacinação contra a poliomielite (Paralisia Infantil). Com as medidas, a cobertura vacinal subiu de 11% para 35% do público-alvo, em uma semana. E a partir desta terça-feira, 13, a oferta da vacina será ampliada diariamente em vários locais.

No ponto de vacinação do Shopping Partage, o funcionamento será estendido das 13h30 até 22h. Nas Unidades Básicas do programa Saúde na Hora, a imunização acontecerá até as 19h e,nos Centros de Saúde e Policlínicas, o horário será até 18h.

Além disso, a campanha também será realizada em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de acordo com um cronograma específico, assim como em creches municipais. A campanha também segue normalmente nas Unidades Básicas de Saúde.

A campanha contra a poliomielite, ou paralisia infantil, tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal de crianças que estão com doses em atraso e reforçar a proteção das crianças que já estão com esquema vacinal concluído.

O objetivo é ampliar a cobertura e garantir proteção, uma vez que casos de poliomielite têm ressurgido em todo o mundo e já há decreto de emergência por surto da doença nos Estados Unidos.

O esquema vacinal da pólio é dividido entre Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) e Vacinal Oral da Poliomielite (VOP).

A VIP, que é a injeção, deve ser aplicada em três doses em crianças menores de 1 ano de idade, geralmente aos dois, quatro e seis meses de vida. A VOP é a gotinha aplicada como reforço em duas doses, com 1 ano de vida e aos 4 anos de idade.

Se a criança tiver até um ano de idade e não tiver as três doses de VIP, o esquema é atualizado com intervalo de mínimo de 60 dias entre cada dose. Se a criança tem de 1 a 4 anos de idade e já recebeu as três doses de VIP, ela recebe uma dose de VOP indiscriminadamente.

Ou seja, independente de estar no tempo adequado de receber os reforços de VOP ou não, as crianças de 1 a 4 anos, devem receber mais uma dose, a dose D da campanha, como forma de reforço adicional.

Inclusive, aquelas de 4 anos que já receberam as duas doses de VOP também recebem mais uma e se tiver mais de um ano de idade e já tiver recebido a dose de reforço dos doze meses, mesmo sem ter chegado ainda aos 4 anos de idade, recebe uma nova dose de reforço indiscriminada. Ao completar 4 anos, receberá a dose de reforço do calendário vacinal normal novamente.