Saúde da PB apresenta o programa Opera Paraíba ao governo de Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta quarta-feira (1º), a visita da equipe da Secretaria de Saúde de Sergipe.

A comitiva formada por secretários e técnicos veio conhecer o programa Opera Paraíba. Na ocasião, também foi apresentada a experiência exitosa do Vacina Mais Paraíba e o projeto Coração Paraibano, que será lançado neste mês de março.

A equipe ainda visitou o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, onde conheceram as instalações e equipamentos, bem como o funcionamento da unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde; e ainda o Hospital de Trauma de João Pessoa.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o contato entre as secretarias surgiu na primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, quando foram expostos os resultados exitosos do programa. Ele explica que, no dia, vários estados solicitaram agenda para vir conhecer o Opera Paraíba, a exemplo de Mato Grosso, Goiás e Sergipe.

“Hoje estamos recebendo o secretário de Saúde de Sergipe. Apresentamos todo o programa, desde a concepção até a adesão dos municípios, passando pelo processo de contratação das empresas e pelo desenvolvimento do Regnutes, software desenvolvido pela UEPB. Na oportunidade, visitamos duas unidades de saúde. O Hospital de Trauma de João Pessoa, que é um dos 22 serviços que executam o Opera Paraíba. E também visitamos o Hospital Metropolitano, para apresentar a unidade de alta complexidade em cardiologia e neurologia que será a base do programa Coração Paraibano que será lançado no dia 10 de março”, pontua.

Jhony Bezerra lembrou que o Opera Paraíba foi apresentado ao Ministério da Saúde e que o Governo Federal está viabilizando um programa geral de cirurgias nos moldes do paraibano.

“A gente fica muito feliz que a Paraíba está sendo espelho para todo o Brasil. Estamos compartilhando essas experiências e servindo de modelo para outros estados, até mesmo para um programa nacional”, ressaltou.

O secretário de Saúde de Sergipe, Walter Pinheiro, deu destaque às soluções em tecnologia que são agregadas dentro do programa, bem como a eficiência e a transparência dos aplicativos e da própria regulação dando um caráter mais sério e profissional a todo o sistema de rede.

“Eu saio daqui bastante motivado, muito feliz em poder estar me inspirando no que nós presenciamos, primeiro em um tom de palestras e depois presencialmente, nas unidades, verificando como é que funciona na prática. Espero em breve estar compartilhando com vocês um programa semelhante lá em Sergipe. Quem tem mais a ganhar com isso é a população usuária do Sistema Único de Saúde”, completou.

A SES já planejou o calendário de cirurgias eletivas do Programa Opera Paraíba até o mês de abril. O programa, que já realizou mais de 34 mil cirurgias eletivas desde o seu lançamento, sendo 1.809 só este ano, contemplará pacientes de todas as Macrorregiões do Estado com cirurgias gerais, oftalmológicas, ortopédicas, urológicas, de otorrinolaringologia e ginecológicas. A meta é realizar 2 mil procedimentos em 100 dias, levando qualidade de vida aos paraibanos.

Hospital Metropolitano – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, recebeu a visita técnica do secretário de Saúde de Sergipe, Walter Pinheiro, na tarde desta quarta-feira (1º).

Na ocasião, foram apresentadas as instalações, a equipe profissional e o funcionamento do hospital, que é referência em alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular, e que vai ser o hospital coordenador do programa Coração Paraibano.

A comitiva de Sergipe, composta por Walter; Luan Araújo, diretor de Atenção Primária à Saúde; Carlos Torres, diretor assistencial do Hospital de Urgência de Sergipe; e por representantes da equipe de Tecnologia da Informação da secretaria, foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra; pelo secretário executivo de Gestão da Rede das Unidades de Saúde da Paraíba, Ari Reis; pela diretora do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, e por lideranças da unidade hospitalar.

Durante a visita, eles conheceram o moderno Laboratório de Simulação Realística, que dispõe de uma ampla sala com leitos, monitores, equipamentos e acessórios médicos e hospitalares, além de manequins responsivos para estudo das variadas técnicas e procedimentos de atendimento à saúde; o Centro de Diagnóstico por Imagem, com hemodinâmica, ressonância magnética, entre outros equipamentos; as UTIs; e o Centro Cirúrgico do Metropolitano.

“Aqui pudemos mostrar para os visitantes um pouco da nossa estrutura de alta complexidade, e também apresentar à equipe técnica de Sergipe, como vai funcionar o programa Coração Paraibano, que vai ter o Metropolitano como hospital coordenador neste grandioso projeto que vai interligar 12 serviços para o tratamento de urgências cardiológicas em todo o estado”, disse o secretário Jhony Bezerra.

Para Jhony, a visita, que também passou pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi bastante produtiva. “A Paraíba tem vários cases de sucesso e todos esses projetos têm causado destaque nacional, o que faz com que estados como Sergipe, Mato Grosso e Goiás, se interessem em nos visitar, conhecer e poder trocarmos estas experiências que podem ser replicadas”, completou.

O secretário de Sergipe também ressaltou a importância que o Hospital Metropolitano tem, assim como os demais projetos e programas de saúde da Paraíba, e que servem de exemplo para todo o Brasil. “Saímos daqui muito inspirados, com um aprendizado que vamos levar para Sergipe, para que possamos realizar algo semelhante e atender o usuário SUS com mais seriedade, profissionalismo e eficiência. O que fica é o sentimento de gratidão pelo acolhimento, e que em breve possamos lançar nossos próprios programas e contar com as visitas de vocês”, concluiu Walter.