A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou a montagem dos serviços e do plano operacional para o atendimento em saúde no Maior São João do Mundo. A estrutura conta com posto de saúde na área principal do Parque do Povo, ambulâncias nas áreas inferior e superior e mobilização de unidades hospitalares.
O posto de saúde, que fica na arena principal do Parque do Povo, tem doze leitos de enfermaria e um leito de UTI, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem todas as noites.
São mais de oitenta profissionais e cerca de 100 atendimentos diários. Além disso, quatro ambulâncias ficarão mobilizadas em pontos estratégicos, assim como maqueiros volantes para realizar o atendimento de forma móvel em qualquer espaço da festa.
A rede hospitalar de assistência foi montada com o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I sendo a referência de atendimento clínico, as duas Unidades de Pronto Atendimento para suporte e o Hospital de Trauma e Emergência para os casos de acidentes.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi preparado para realizar os atendimentos de emergência e resgate. Nos distritos de Galante e São José da Mata, as festas serão atendidas com ambulâncias de prontidão para os casos necessários.
As equipes de Vigilância em Saúde também farão testagens de Influenza e Covid-19 no aeroporto João Suassuna, nos terminais rodoviários e na Vila Sítio São João.
Além disso, a Gerência de Vigilância Sanitária vai estar dentro do Parque do Povo para promover orientação e fiscalização. As ações da Gevisa também já começaram nos bares, restaurantes, hotéis e espaços públicos.
Outras ações também serão desenvolvidas como a campanha “Forró de Zé Gotinha”, de imunização, a campanha “Quebre o Ciclo do Fumo”, de conscientização sobre o tabagismo na festa, com foco no cigarro eletrônico, e a campanha “Sem camisinha, sem xenhenhém”, de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).