Saúde de Campina Grande vai fazer testagem da Influenza

Foto: Codecom/CG

Para ajudar a identificar pacientes com a Influenza, a Secretaria de Saúde de Campina Grande adquiriu testes rápidos do tipo SWAB de detecção da Influenza A e B e suas variantes, como H1N1 e H3N2.

O teste é indicado para pacientes com sintomas gripais entre o terceiro e sétimo dia de sintoma, assim como acontece com o exame da covid-19.

Os testes são aplicados no Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, no Hospital Municipal Dr. Edgley, nas Unidades de Pronto Atendimento Dr. Maia, no Alto Branco, e Dr. Adhemar Dantas, no Dinamérica, e na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), para gestantes.

“Nós adquirimos os testes para podermos dar o diagnóstico correto para os nossos pacientes e adotar o tratamento direcionado para a doença, especificamente, além de contribuir para que não haja subnotificação”, disse o secretário de Saúde, Dr. Gilney Porto.

Atualmente, o número de pessoas que buscam atendimento com sintomas gripais é superior ao das pessoas com sintomas da covid-19. O percentual de testes positivos para o novo coronavírus é inferior a 50%, o que indica que a maioria dos pacientes com quadros gripais possa estar infectada com o vírus da influenza.

A testagem da covid-19 segue sendo realizada nessas mesmas unidades, bem como também no Hospital da Criança e do Adolescente para menores de 16 anos de idade e nos Centros de Testagem, que ficam no Centro de Saúde da Bela Vista, no Centro de Saúde de São José da Mata, na Policlínica das Malvinas e na Unidade Mista de Galante. A quantidade de testes foi ampliada e estão sendo realizados mais de 600 por dia.