Secretário recebe prêmio nacional por destaque na doação de órgãos

Foto: Blog do Max Silva

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, será agraciado com o prêmio anual ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, do Ministério da Saúde.

A premiação homenageia nomes de destaque em questões relacionadas à doação e captação de órgãos para transplantes no país.

A cerimônia de entrega dos prêmios será online e acontece na próxima quinta-feira (24), às 10h.

Geraldo Medeiros foi escolhido, na categoria pessoa jurídica, por ser um grande incentivador de transplantes de órgãos e tecidos na Paraíba e pela experiência prévia de ter autorizado a doação de multiórgãos de seu filho mais novo.

O secretário incentivou toda a Rede de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Estado, com estratégias inovadoras que resultaram no aumento em mais de 400% o número de transplantes de órgãos sólidos no ano de 2019 – além do retorno, após uma década de ausência, do transplante de coração.

“Estendo esta honraria a todos os componentes da Central de Transplantes da Paraíba, à Secretaria da Saúde e ao Governo do Estado que proporcionou todas as ações executadas ao longo dessa gestão, no sentido de sensibilizar a sociedade paraibana para a doação de órgãos e tecidos. E a todos os familiares das vítimas que permitiram que a doação de órgãos acontecesse, a nossa gratidão pelo imenso gesto de generosidade”, declarou o secretário Geraldo Medeiros.

Premiação nacional – O prêmio ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’ instituído pela portaria nº 1.751, de 23 de setembro de 2005 do Ministério da Saúde e homenageia pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na promoção da doação de órgãos com a finalidade de transplantes.

A premiação acontece anualmente próximo ao dia 27 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.