Secretário sobre questionamentos do prefeito de CG: “Mal assessorado”

Foto: Blog do Max Silva

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, concedeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira (09) onde comentou os questionamentos feitos pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), acerca da mudança de bandeira no município.

Geraldo Medeiros disse que Bruno usou dados desatualizados para supor que o Estado havia reduzido leitos durante a pandemia.

“Tínhamos 205 leitos de UTI e 470 leitos de enfermaria, totalizando 675 leitos em maio de 2020. Em março de 2021, temos 398 leitos de enfermaria e 516 leitos de UTI, totalizando 914 leitos, mostrando, com evidências numéricas, que as afirmativas feitas pelo prefeito não tem consistência nenhuma. Ele foi mal assessorado”, disse.

O secretário falou que o Hospital Pedro I não dispõe de 50 leitos completos, com todos os equipamentos para funcionamento e com plantonistas para o atendimento.

Em relação a outro questionamento feito pela Prefeitura, que diz respeito ao fator de retransmissão da covid-19, Geraldo explicou que o cálculo é feito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e leva em consideração vários fatores.

“Não é só a taxa de ocupação hospitalar que nutre, que norteia. É a taxa de obediência ao isolamento domiciliar, taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade, que a de Campina Grande é a maior do Estado, número máximo de reprodução e a taxa imunização daquela região”, declarou.

 

As declarações repercutiram na Panorâmica FM.