Servidores da Saúde de CG fazem novo protesto e criticam a gestão

Foto: Ascom

Centenas de servidores da saúde compareceram nesta sexta-feira, dia 15, à Secretaria de Saúde em um novo protesto.

Pautas como o PCCR da Saúde e dos ACS/ACE, reajuste da Data-Base, a Lei Previne Brasil e melhorias das condições de trabalho continuam sem resposta por parte da nova gestão da pasta, que foi alvo de críticas dos servidores, exigindo mudança qualitativa no ambiente de trabalho.

O calendário de mobilizações continua na próxima semana, com Assembleia Extraordinária, na segunda-feira, dia 18, às 11 horas, após reunião com Gilney Porto, secretário de Saúde; enquanto na terça e quarta-feira, estão mantidas as paralisações com atos públicos na Secretária Municipal de Saúde, em horário a ser definido.

O presidente do Sintab Giovanni Freire criticou a entrevista que o atual secretário de saúde Gilney Porto deu à mídia local onde culpou os servidores pela dificuldade na marcação de exames e consultas médicas.

“Repudiamos essa fala leviana. O sistema não funciona por responsabilidade da gestão”, disse Giovanni. “Esse povo que está aqui é quem luta em defesa da qualidade do serviço público. Se houver uma reforma numa unidade de saúde, é fruto desse movimento; se consertarem as cadeiras odontológicas, é fruto desse movimento; se consertarem as geladeiras e termômetros, é fruto desse movimento”, concluiu.

Os servidores aproveitaram a oportunidade para denunciar as condições de trabalho a qual estão submetidos. Uma servidora implorou para que o secretário “resolva o que está faltando na atenção básica! As pessoas estão morrendo”.

“A intenção da gestão é mostrar na mídia uma Campina Grande que não existe”. A categoria reivindicou a união entre todos e expôs a falta de material de trabalho, sem máscaras e sem fardamento novo. O novo secretário deve procurar saber a realidade dos agentes de saúde. Estamos aqui para dar um diagnóstico preciso da qualidade do serviço prestado a sociedade campinense. Porque falta tudo!”

No ato, a diretoria do Sintab também rechaçou a tentativa de intimidação por parte da Sec. de Saúde ao localizar Guardas Municipais posicionados para fazer a segurança do local, coisa que nunca aconteceu antes.

*Com Assessoria