Servidores da Saúde fazem ato cobrando da PMCG direitos trabalhistas

Foto: Ascom

O Sintab realizou nesta quarta-feira, dia 19, um ato simbólico na Secretaria de Saúde, junto aos servidores da saúde, cobrando a efetivação do Previne Brasil, o Plano de Cargos da Saúde e dos ACS/ACE, como também a atualização da Data-Base.

O presidente do Sintab, Giovanni Freire, denunciou a negligência do poder público em efetivar os direitos trabalhistas e elencou o descumprimento dos acordos pela prefeitura.

“Chegamos ao mês de maio e a Data-Base não é cumprido; criamos a comissão da Lei do Previne Brasil para a ser enviado à Câmara e nada; a comissão do Plano de Cargos da Saúde foi desativada; enquanto que o Plano de Cargos dos ACS/ACE está congelada desde 2016, sem nenhum avanço”, explicou Giovanni.

Os servidores da saúde estão na linha de frente do combate à Covid-19, correndo o risco de vida e de serem contaminados, não obstante todo esse contexto, ainda há descaso com as condições de trabalho, que mesmo com os recursos recebidos do governo federal, foram entregues EPIs (equipamentos de proteção individual) sem qualidade.

“Por respeito a população, deveríamos estar em greve nesse momento. Motivos não faltam aos servidores da saúde”, concluiu Giovanni.

Napoleão Maracajá lembrou que os servidores de Campina Grande estão a 3 anos sem reajuste e criticou a falta de sensibilidade da atual gestão que não conversa e não dialoga com a sociedade, com os servidores e com o sindicato.

“Há mais de 1 ano as crianças pobres desta cidade estão sem receber merenda e não há uma única fala do prefeito nesse sentido”, criticou Napoleão.

O ato simbólico contou com a presença de poucos servidores convidados pelo sindicato para participar da ação. Foram respeitados os protocolos de distanciamento social, além  do uso obrigatório de máscaras e álcool-em-gel.