Servidores do apoio em CG retomam paralisação das atividades

Foto: Ascom

Em assembleia realizada nesta quinta-feira, dia 25, os servidores do Apoio do setor educacional de Campina Grande decidiram retomar a paralisação das atividades presenciais nas creches e escolas devido ao alto risco de contágio pela nova variante da Covid-19.

A mesa de negociação que o Sintab abriu com o prefeito Bruno Cunha Lima, na reunião que aconteceu sexta-feira, dia 19, foi sinalizada pela gestão com a proposta de desenvolver um projeto de lei que garantisse a implementação da gratificação e insalubridade aos servidores do apoio.

“Na reunião deixamos claro todos os pontos do pessoal de apoio. O objetivo é tentar reparar, corrigir prejuízos no nosso salário. O prejuízo financeiro é muito grande com o desconto de 14% no IPSEN”, disse Joselito Barbosa, diretor do Sintab, em assembleia.

De acordo com Napoleão Maracajá, diretor do Sintab, a mesa de negociação proposta pela prefeitura para a aprovação de um projeto de lei que garanta insalubridade e gratificação aos servidores do apoio não é factível.

“Vocês estão trabalhando sem necessidade. Todo o serviço público está trabalhando de maneira remota. No executivo, no legislativo e judiciário. E por que vocês têm que ir para a escola? Varrer o chão para quem? Lavar o banheiro para quem? Lavar as panelas pra quê? Nada justifica a ida de vocês ao trabalho”, explicou Napoleão aos servidores.

A pauta da insalubridade e gratificação é uma demanda histórica da categoria do Apoio. Desde 2009 a categoria se mobiliza por meio de greves até a formação de Comissões paritárias, sempre combatida e negligenciada pelo poder público. Porém, desta vez, pesou na decisão a preocupação com a vida.

“Não queremos ir para o ambiente de trabalho porque o nosso trajeto nos coloca em risco e também a nossa família. Queremos evitar a contaminação”, disse uma servidora que preferiu não se identificar.

A categoria do Apoio é formada por merendeiras, secretárias, auxiliar de serviços gerais, motoristas e porteiros. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178, através das nossas redes sociais no Facebook (/Sintabpb) e Instagram (@Sintab_pb) ou pelo e-mail ascomsintabpb@gmail.com.