Servidores protestam na Câmara de CG após aprovação da Reforma da Previdência

Foto: Ascom

Servidores de Campina Grande realizaram na manhã desta quinta-feira, 11, protesto na Câmara Municipal contra a aprovação da Reforma da Previdência.

O Projeto de Lei (PL) foi enviado pelo prefeito Bruno Cunha Lima no início da semana em caráter de urgência, e aprovado ontem sem diálogo com os servidores e sem observar os apontamentos técnicos e jurídicos levantados pelo Sintab, que considera o PL um risco à aposentadoria dos servidores.

O protesto aconteceu em dia de sessão relâmpago dos vereadores que durou apenas 23 segundos, sem quórum suficiente para dar continuidade aos trabalhos.

O presidente do Sintab Giovanni Freire criticou o modo como o projeto tramitou na casa.

“Foi vergonhoso. Na terça-feira o Prefeito esteve aqui e não teve a decência de sentar à mesa da Câmara e justificar a urgência do projeto. Temos proposta para o IPSEM, mas os vereadores preferiram seguir a orientação do prefeito”, disse ele. Para Giovanni não se sustenta o discurso oficial que o objetivo é cobrir o suposto “rombo” do IPSEM e acabar com privilégios:

“Nós é que somos os privilegiados? O trabalhador que recebe 1 salário mínimo, da qual desconta 14%, e que estamos há 4 anos sem reajuste? Somos nós os privilegiados?”.

A vereadora Jô Oliveira (PC do B) apoiou a luta dos servidores e esteve presente na mobilização, relatou sobre as articulações que manteve com o Sintab para a apreciação do projeto na casa e os impactos que podem provocar na categoria. De acordo com Jô não foi debatido na Câmara de forma ampla e necessária pois “havia a preocupação de como os servidores iriam futuramente ingressarão serviço público e automaticamente entrar nesse regime previdenciário complementar e facultativo”.

*Com Assessoria