Sintab atualiza servidores da educação de Campina sobre precatórios do Fundef

Foto: Ascom

Em assembleia remota realizada na tarde desta segunda-feira, 10, a direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), atualizou os servidores da educação de Campina Grande sobre os recursos dos precatórios do Fundef.

Na abertura, o presidente do sindicato, Giovanni Freire, lembrou que O Sintab faz parte da Frente Norte e Nordeste pela Educação, que foi montada porque são os estados destas duas regiões que têm direito aos precatórios.

“Esse agrupamento é fundamental para fortalecer essa luta, além dos precatórios, lutamos pela aprovação do novo Fundeb, atuamos de forma jurídica e política. Fomos à Brasília e conseguimos uma decisão histórica em 2017 que foi a subvinculação de 100% destes recursos para a educação”, detalhou.

Mesmo assim, conforme ressaltou o presidente, ainda é preciso aguardar os prazos processuais, para definição de quando os valores que são de direito dos profissionais da educação serão pagos.

“Entramos com ação em 2016. A gente mostrou que o dinheiro dos precatórios do Fundef tem que ser vinculado à educação e 60% tem que ser gasto com os profissionais. Dentro desse valor existe um percentual de 25%, que é verba incontroversa e esperamos que este valor chegue mais rápido no bolso dos trabalhadores, mas enfrentamos muitos que querem tirar esses recursos dos trabalhadores da educação. Seguimos acompanhando e lutando, juridicamente e de todas as formas possíveis, em defesa dos precatórios para os profissionais da educação”, frisou.

Dentro das ações estratégicas previstas pela Frente Norte e Nordeste em defesa dos precatórios do Fundef, Giovanni destacou a Plenária “Precatórios do FUNDEF: Nova fase de luta!”, que acontece nesta quarta-feira, 12, a partir das 18h.

*Com Assessoria