Sintab se reúne com prefeito de Serra Redonda e apresenta pauta

Foto: Ascom

A diretoria do Sintab esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 12, em Serra Redonda para o primeiro encontro do ano com o prefeito Chicão Bernardo (PL) com o objetivo de abrir um canal de diálogo e apresentar as demandas e pautas de interesse do servidor público.

Na ocasião, o prefeito e seu secretariado aproveitaram a oportunidade para expor com transparência a realidade financeira do município e os desafios do mandato para os próximos anos.

O presidente do Sintab Giovanni Freire esclareceu que estes encontros são importantes para que o sindicato possa mapear a real situação das prefeituras, para que assim possa transmitir com mais clareza aos servidores os limites das pautas e reinvindicações com a categoria.

“Não adianta eu chegar aqui e cobrar coisas que são impossíveis de se concretizar. A responsabilidade fiscal é essencial para a saúde financeira também dos servidores”, disse Giovanni.

Chicão Bernado, prefeito recém-eleito após um domínio de 3 décadas da mesma família no poder, afirmou estar aberto ao diálogo, disse que as contas do município estão abertas para o sindicato fiscalizar e analisar e falou com preocupação e transparência sobre a situação financeira de Serra Redonda.

“Herdei a prefeitura com mais de 600 mil reais bloqueados pelos órgãos de fiscalização. A nossa ‘sorte’ é que a educação está parada, porque não há recursos para a manutenção das estruturas físicas das escolas”, explicou Chicão.

“A Alpargatas encerrou suas atividades em Serra Redonda ano passado e deixou desempregado mais de 200 famílias. Estamos vivendo numa cidade em que todo mundo está sem emprego e qualquer problema recorrem a prefeitura. E nesse contexto de pandemia que estamos vivendo, não sabemos as surpresas que podem vir por aí”, detalhou o prefeito à diretoria do Sintab.

Muito embora o sindicato reconheça as dificuldades, o setor educacional ainda causa preocupação, devido ao histórico de outras gestões em lidar com a área e em especial o trato com os professores. Monica Santos, vice-presidente do Sintab, relembrou a luta para a conquista do piso do magistério e questionou quais ações a prefeitura tem realizado durante a pandemia.

A Secretária de Educação Luciane Melo disse que “estamos atendendo de forma remota os alunos, com atividades impressas, ainda com recursos de 2020”. Melo também afirmou que durante a Semana Pedagógica estão dando continuidade ao planejamento escolar, que haverá um simpósio que muitos municípios estão aderindo para capacitação profissionais dos docentes, além do município estar próximo a firmar parceria com a UFCG na formação de professores para classes multisseriadas.

A respeito do terço-de-férias, Melo disse que o pagamento da educação está ocorrendo por ordem alfabética, e quanto aos outros, o pagamento está sendo feita por ordem de requisição.

O encontro aconteceu na sede da prefeitura – respeitando os protocolos de segurança sanitária e de distanciamento social – com a presença do presidente Giovanni Freire, da vice Mônica Santos, e dos diretores Joselito Barbosa e Abelardo Agra.

Por parte da prefeitura, estiveram presentes a Secretária de Educação Luciane Melo, o Secretário de Administração Francisco Santos Junior e o Procurador-Geral do Município Wilson Rocha. Para mais informações, entre em contato com o Sintab Serra Redonda pelo fone (83) 9-8860-9622.

*Com Assessoria