Sintab se reúne com prefeito de Soledade e cobra concurso e PCCR

A diretoria do Sintab em Soledade esteve reunida na tarde de ontem, dia 02, com o prefeito reeleito Geraldo Moura Ramos (PP) para apresentar as pautas de interesse da categoria dos servidores da saúde, educação e administração.

Estiveram presentes no encontro a vice-presidente Monica Santos e os diretores Bruno Rodrigues, Alexsandro Ramos e Joselito Barbosa, além do secretário de administração José Antônio.

O ponto central da reunião esteve focado no diálogo para o desenvolvimento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação, saúde e administração.

“Sabemos das dificuldades, mas nosso objetivo não é ‘onerar’ o município, mas garantir que os servidores tenham um respaldo jurídico que regulamente através de legislação própria suas funções e garanta sua remuneração de acordo com realidade financeira do município”, explicou Rodrigues.

O diretor do Sintab Joselito Barbosa explicou a necessidade um PCCR unificado da educação, que englobe todos os trabalhadores da educação, desde o vigia, merendeiro, inspetor de sala até o professor.

Para ele, é imprescindível começar os diálogos a esse respeito, e sugeriu a criação de uma comissão paritária que dê início a estudos técnicos que viabilizem a proposta.

Embora receoso, o prefeito Geraldo Moura se mostrou aberto para o diálogo na construção do PCCR, pois identifica uma insegurança jurídica e orçamentária decorrente da pandemia. “De onde sairiam os recursos?”, questionou o prefeito Moura.

“Acho imprudente o PCCR dos profissionais da educação em 2021, pois pode comprometer inclusive o salário do magistério”. Garantiu, de todo modo, que iria analisar os riscos constitucionais e a balança financeira do município para viabilizar a proposta.

Diante disso, o Sintab Soledade ficará responsável por montar as comissões com os servidores de todas as categorias, com o objetivo da retomada do diálogo do PCCRs.

A ideia é desenvolver a construção de uma minuta a ser analisada em comissão posterior, contando, também, com os representantes da prefeitura.

Ainda no campo da educação, a diretoria do Sintab Soledade propôs a criação de um projeto voltado para a saúde mental dos professores da rede municipal em tempos de pandemia. A proposta contou com o apoio do prefeito que afirmou que iria elaborar um projeto aos moldes do projeto que atende os alunos do município.

Sobre os profissionais da saúde, os agentes de saúde ACS e ACE tiveram o reajuste do piso salarial garantido e já implementado. Porém, informou que a gratificação do mês de dezembro não será pago, pois, além da falta de obrigatoriedade, os recursos federais já se esgotaram e não serão renovados pela União. Para os profissionais da saúde, o prefeito foi cobrado na construção do PCCR da saúde, pois não haveria impacto financeiro na folha de pagamento. Como resposta, Moura repetiu que iria analisar a viabilidade financeira e constitucional antes de garantir algo.

Por fim, a diretoria do Sintab cobrou o prefeito a realização de mais concursos públicos, visto a alta concentração de prestadores de serviço na administração municipal, para garantir autonomia e transparência no serviço público, bem como para resguardar a saúde financeira do Instituo de Previdência de Soledade (IPSOL). “Ainda temos um concurso vigente que se encerra agora em março”, explicou o prefeito, deixando em aberto a possibilidade.

*Com Assessoria