TCE-PB empossa conselheiro e procuradores do MP de Contas

Foto: Ascom

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, reunido em sessão extraordinária sob a presidência do conselheiro Arnóbio Viana, empossou na manhã desta quarta-feira (11), o conselheiro substituto Antônio Gomes Vieira Filho no cargo de conselheiro titular da Corte, em vaga aberta com o falecimento do conselheiro Marcos Antônio da Costa, dia 9 de agosto passado.

“Trabalharei, sempre, para corresponder principalmente aos anseios da população, dando a atenção devida à correta aplicação dos recursos na saúde, na educação, na segurança, enfim na melhoria da prestação dos serviços públicos”, observou o já empossado conselheiro Antônio Gomes.

Em pronunciamento, emocionado, ele dedicou a sessão solene de posse à memória dos conselheiros Marcos Antônio da Costa, José Marques Mariz e Milton Gomes de Sousa. E fez questão de agradecer, com citações nominais, o apoio recebido, ao longo da vida, de colegas de trabalho por onde passou, de amigos de infância e adolescência, e dos familiares – presentes a mãe, Dona Marlene Vieira, e a irmã Maria de Guarabira Vieira.

E, em seguida, repassou aos presentes sua trajetória profissional, desde quando, ainda menino, começou a trabalhar como perfurador de cartões de loterias, depois na adolescência como contínuo; e, na fase adulta, assessor de órgãos públicos, professor de cursos do Sesc e Sebrae, e do Unipê – hoje Centro Universitário de João Pessoa. Até ingressar no TCE-PB, por concurso, em 1995, para agora alcançar o topo da carreira como conselheiro da Corte.

Na sessão solene, aberta com apresentação do Hino Nacional pelo Coral do TCE e prestigiada por autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário, foi empossado, ainda, o novo quadro dirigente do Ministério Público de Contas junto ao TCE-PB.

Na presença, também, de conselheiros, conselheiros substitutos, auditores, procuradores, servidores, familiares e amigos que lotaram o plenário ministro João Agripino Filho, tomaram posse ainda o procurador-geral do MP de Contas Manoel Antônio dos Santos e os subprocuradores Marcílio Toscano Franca Filho (2ª Câmara) e Isabella Barbosa Marinho Falcão (1ª Câmara).

Saudação e trajetória – Após os conselheiros Fábio Nogueira e Nominando Diniz acompanharem Antônio Gomes ao plenário para o compromisso regimental de posse, o conselheiro Arthur Cunha Lima saudou, em nome da Corte, o mais novo conselheiro.

Na saudação, ele destacou a experiência administrativa do recém empossado, por seus mais de 40 anos de atuação no serviço público, com passagens, entre outros, pelo antigo banco estatal Paraiban – onde foi de contínuo a Diretor Financeiro – e pela assessoria da presidência da Companhia Estadual de Habitação Popular – Cehap. Além de detentor de “um invejável currículo acadêmico/profissional” e “uma história de vida admirável”.

“Ganhamos um reforço importante na Corte, desde que ele ingressou em 1995, por concurso, carreira técnica no TCE, por sua capacidade, operosidade, experiência e vasto conhecimento”, disse Arthur ao frisar a formação acadêmica de Antônio Gomes em Arquitetura e Urbanismo, Direito e Economia, além de mestre em Administração Pública.

E lembrar, ainda, sua aprovação em alguns dos mais concorridos concursos públicos na Paraíba – UFPB, Fisco Estadual, Correios e Tribunal de Contas. “É um estudioso infatigável, absolutamente convencido da importância dos estudos na materialização de seu ideal profissional. Sua escolha pelo governador João Azevedo foi oportuna, sábia, acertada, e será enriquecedora para a instituição, para o Estado da Paraíba e para a sociedade”, completou.

Da redação com Ascom