UEPB decide voltar com aulas presenciais somente em abril

Foto: Ascom

Em reunião extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (3), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiu que o retorno das aulas presenciais teóricas de todos os cursos da Instituição serão retomadas no dia 25 de abril.

O documento adiava para o dia 14 de fevereiro o retorno das aulas teóricas presenciais, em continuidade ao semestre 2021.2, para os cursos cujos estudantes se manifestaram favoráveis, conforme consulta institucional realizada em 2021, com relatoria do conselheiro Eli Brandão, na reunião representado pela professora Vagda Gutemberg, pró-reitora adjunta de Graduação.

A motivação da homologação se deu pelo aumento expressivo do número de casos de contaminação por Covid-19 no Estado, por demandas das Coordenações dos cursos e ponderações do Comitê de Contingência e Crise.
A reitora Célia Regina reiterou que a UEPB segue suprindo as demandas necessárias para os protocolos de biossegurança, reforçou a preocupação com os alunos que necessitam de um posicionamento para seu deslocamento aos locais de aula e, ao mesmo tempo, salientou preocupação com o alto nível de transmissibilidade da variante Ômicron do Coronavírus, que ainda se mantém sob determinado controle graças à cobertura vacinal.

Após discussão dos conselheiros, que manifestaram a vontade de retorno às aulas e também preocupação com o aumento dos casos de transmissão e óbito por Covid-19, a homologação do parecer ad referendum recebeu a maioria contrária de votos.

Uma segunda votação foi feita, e, por maioria, foi aprovado os retornos das aulas teóricas de forma presencial para o próximo mês de abril.

Deste modo, todos os cursos da UEPB deverão retornar presencialmente às aulas teóricas presenciais no dia 25 de abril, quando se inicia o semestre 2022.1 na Instituição.

Também ficou definido que as aulas práticas naqueles cursos que já acontecem de forma presencial, continuam sendo realizadas sem qualquer alteração, uma vez que eles seguem uma resolução anterior.