UFCG abre processo seletivo para Expectativa de Vagas em vários cursos

ufcg fachada
Foto: Ascom

A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou nessa quinta-feira, dia 17, o edital do Processo Seletivo de Expectativa de Vagas (PSEV) – Cadastro de Reserva – para o Período Letivo 2025.1.

A seleção valerá apenas para os cursos que esgotarem toda a Lista de Espera do SiSU 2025 e a inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à vaga, estando sua convocação condicionada à existência de vaga.

O quadro final de vagas será publicado no dia 8 de maio.

Confira os cursos ofertados no PSEV 2025.1

Campus Campina Grande

Ciências Econômicas – Matutino
Ciências Sociais (Bac) – Diurno
Engenharia Agrícola – Diurno
Engenharia de Alimentos – Diurno
Engenharia de Materiais – Diurno
Engenharia de Minas – Diurno
Engenharia de Petróleo – Diurno
Engenharia de Produção – Diurno
Engenharia Química – Diurno
Estatística – Diurno
Filosofia (Bac) – Noturno
Filosofia (Lic) – Noturno
Física (Bac) – Diurno
Física (Lic) – Diurno
Geografia (Lic) – Diurno
Geografia (Lic) – Noturno
História (Lic) – Diurno
Meteorologia – Diurno

Campus Cajazeiras

Geografia (Lic) – Noturno
História (Lic) – Matutino
Letras – Língua Portuguesa (Lic) – Matutino
Química (Lic) – Noturno

Campus Cuité

Física (Lic) – Diurno Cuité
Física (Lic) – Noturno
Matemática (Lic) – Diurno
Matemática (Lic) – Noturno
Nutrição – Diurno
Química (Lic) – Diurno
Química (Lic) – Noturno

Campus Patos

Ciências Biológicas (Lic) – Diurno
Engenharia Florestal – Diurno

Campus Pombal

Agronomia – Diurno
Engenharia Ambiental – Diurno
Engenharia Civil – Diurno
Engenharia de Alimentos – Diurno

Campus Sousa

Administração – Noturno
Ciências Contábeis – Noturno
Direito – Matutino
Direito – Noturno
Direito – Vespertino
Serviço Social – Matutino

Campus Sumé

Ciências Sociais (Lic) – Noturno
Eng. de Biotecnologia E Bioprocessos – Diurno
Engenharia de Biossistemas – Diurno
Engenharia de Produção – Diurno
Interdisciplinar em Educação do Campo(Lic) – Diurno
Tecnologia em Agroecologia – Diurno
Tecnologia em Gestão Pública – Noturno

As inscrições estão abertas até 5 de maio e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

Por se tratar de processo seletivo independente, quem já foi classificado, eliminado ou está na Lista de Espera do SiSU 2025 também pode se inscrever no PSEV. Caso seja classificado, terá que optar por uma das vagas.

Não poderá participar do PSEV 2025.1 o candidato que tiver obtido média aritmética menor que 400 pontos nas matérias que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou que tenha obtido nota zero na redação.

A classificação será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem em uma das últimas cinco edições – Enem 2020 a 2024.

O resultado com os nomes dos candidatos aprovados e classificados será publicado em chamada no dia 9 de maio.

Cadastramento

O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perde a vaga na instituição.

Os candidatos convocados deverão encaminhar documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) de 10 a 15 de maio, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos (SIGPS), usando a conta Gov.br.