Unidades de Saúde de Massaranduba têm estruturas precárias e colocam em risco funcionários e pacientes

Foto: Ascom

Os servidores da saúde de Massaranduba e os usuários dos serviços públicos de saúde estão sofrendo muito com as condições extremamente precárias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Mofo; infiltrações; paredes rachadas; portas quebradas e sem tranca; risco de choque elétrico; infestação de cupins; muita ferrugem nos eletrodomésticos e demais equipamentos, são apenas alguns dos graves problemas constatados nos locais.

Além disso, quando chove se formam várias poças de água nas unidades, prejudicando ou mesmo inviabilizando o atendimento.

A situação foi constatada in loco pela direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), e também através de fotos e vídeos enviados pelos próprios servidores – que terão suas identidades preservadas nesta matéria.

As imagens são chocantes e evidenciam o descaso da gestão municipal com toda a população de Massaranduba.

Na Na UBS Inês Rodrigues da Silva, uma das unidades visitadas pela direção do Sintab, como evidencia no vídeo o diretor do Sintab em Massaranduba, Ibiapino Furtado e no Centro da cidade, além dos materiais deteriorados, com muito tempo de uso, chama atenção a quantidade do mofo que desce do teto pelas paredes das salas de atendimento, de onde cai bastante água quando chove, água que, dependendo da intensidade da chuva, também alaga todo o imóvel e impede a prestação dos serviços.

Já na UBS João Soares de Lima, localizada no Sítio Gravatá, ainda infestação de cupins; ferrugem nos eletrodomésticos e muito mofo nas paredes; falta segurança, a porta de entrada está quebrada há a mais de dois anos e já roubaram vários equipamentos odontológicos do local.

As condições também são estarrecedoras nas âncoras das unidades, localizadas na Zona Rural, como na do Sítio Lagoa do Cumbe, que funciona numa casa cedida por um usuário; não tem sala para atendimento médico e de enfermagem nem sequer maca para os pacientes; a geladeira está enferrujada; não tem água potável e a até a descarga do sanitário não funciona.