A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande – Sesuma, inforrma que a coleta domiciliar de resíduos sólidos não sofrerá nenhuma alteração durante carnaval. As equipes de coletores seguirão o cronograma habitual estabelecido pela empresa responsável pelo serviço na cidade, a MB Limpeza Urbana.
O secretário Geraldo Nobre Cavalcanti orienta que a população coloque o lixo na frentes das suas moradias apenas nos dias e horários da coleta naquela localidade. As equipes fazem a rota durante o dia e a noite, dependendo do setor já conhecido dos moradores.
“Vamos trabalhar normalmente, pois a limpeza é essencial e necessária para evitar acúmulo de lixo e também que as pessoas joguem os resíduos em áreas proibidas. Esta é a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, que não mede esforços para que tenhamos uma coleta de excelência”, disse Geraldo.
Segundo o secretário, neste período parte da população se ausenta da cidade, para passar o carnaval no litoral ou em outros centros do país, mas Campina Grande atraí milhares de pessoas com os eventos religiosos, por isso essa prestação de serviço não pode parar.
A coleta ocorre três dias semanais, com parte da cidade, segundas, quartas e sextas-feiras, e as demais, terças, quintas e sábados. A área central é atendida diariamente, com exceção do domingo, mas mesmo assim a Sesuma mantém equipes plantonistas, pois em alguns bairros funcionam feiras neste dia, como o bairro da Prata, no domingo, por exemplo.
As unidades administrativas da Sesuma não funcionarão nos dias 20 e 21 por ser ponto facultativo decretado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, como às demais repartições públicas.
Apenas os serviços considerados essenciais, como atendimento de saúde nos hospitais municipais, Upas, Samu e setor de limpeza urbana serão mantidos.
VARRIÇÃO – Também durante o Carnaval, a secretaria vai mantar o serviço de varrição, principalmente nos locais onde ocorrerão eventos religiosos, com destaque para equipes do Recicla Campina.
FEIRAS – Com relação às feiras e mercados, estes funcionarão nos seus dias eventuais, como sexta-feira e sábado ( Central), e domingo (Prata), mas na segunda e terça-feira não haverá atividade.