Veja como será o funcionamento de bares e restaurantes em CG

Foto: Codecom/CG

Foi divulgado o Protocolo de Prevenção ao Covid-19, que foram estabelecidos conforme orientações do Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Bares e restaurantes

Pelo plano da Prefeitura, eis as regras e psicólogos para bares e restaurantes nesta retomada de atividades:

– Funcionamento será das 10h às 15h. Intervalo para higienização e preparação da estrutura, retando às18h e fechando às 22h. Os estabelecimentos vão reabrir com 50% das suas mesas e cadeiras.

– Proibição de shows com a presença de público; distanciamento mínimo de 1,5m entre colaboradores e clientes. Quando não for possível o distanciamento das mesas, a ocupação destas deve ser de forma alternada.

– Demarcação no chão dos espaços de filas; acesso controlado, evitando, quando possível, a utilização de um mesmo ponto como entrada e saída e escalonamento de equipes nos horários de trabalho, reduzindo interação entre grupos.

– É facultativa a definição de um tempo-limite de permanência dos clientes nos estabelecimentos, favorecendo o acesso a outros, e mesas limitadas ao atendimento de até quatro pessoas simultaneamente.

– Estabelecimentos devem dispor de álcool em gel 70% ou unidade de higienização (pia ou dispenser sanitário) em locais estratégicos do estabelecimento

– Higienizar com álcool 70% ou água sanitária locais de maior permanência ou manuseio dos clientes e colaboradores, no mínimo, três vezes ao dia (balcões, vitrines) e manter um ciclo de limpeza de ventiladores e ar-condicionado não superior a 30 dias.

– Colaboradores devem usar EPI´s. O uso de protetor acrílico facial é obrigatório a todos os que mantiverem contato com clientes sem o intermédio de barreiras físicas

– Acesso de clientes apenas com uso de máscaras, sendo proibido o uso de bebedouros sem a disponibilização de copos descartáveis.

– Caso as mesas e cadeiras estejam em áreas de circulação de pessoas, estas devem ser limpas, pelo menos, duas vezes ao dia, independente do uso; instalação de pias para lavagem das mãos fora dos sanitários e disponibilização de guardanapos embalados de uso individual.