Um dos eventos mais disputados em Campina Grande está de volta. Comemorando 28 anos de sua criação, o 16º “Baile D’á Noticia” acontecerá na noite do sábado, 28 de janeiro, fazendo parte da programação de abertura do calendário de eventos do pré carnaval Campina Folia, promovido pela Prefeitura de Campina Grande.
Com apoio das entidades representativas da imprensa paraibana, o tradicional Baile D’á Noticia está sendo reeditado em 2023 novamente reunindo profissionais de comunicação, estudantes de jornalismo, publicidade, arte mídia e demais convidados da classe política e social campinense e paraibana.
Comemorando mais de duas décadas de sua criação e com o mesmo objetivo, a festa visa resgatar a música regional sempre convocando os artistas locais a tocar o frevo com destaque para marchinhas carnavalescas, recordando dessa forma, os antigos carnavais da Serra da Borborema.
Nesta edição de 2023 a coordenação do evento estará fazendo uma homenagem póstuma para o jornalista Fernando Soares dos Santos, um dos mais esfuziantes colaboradores nas realizações do Baile d’á Noticia, por várias edições. Fernando nasceu em 28 de janeiro de 1967, e o 16º Baile D’á Noticia vai acontecer justamente no dia em que ele completaria nova idade, ou seja, 56 anos.
_O homenageado_ – Falecido em 14 de janeiro de 2021, por complicações da Covid-19, Fernando Soares era muito querido no meio empresarial e da imprensa, e exerceu por muito tempo o papel de articulador político e de assessor de comunicação da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG). Ex-presidente da Associação Campinense de Imprensa (ACI), e ex-diretor da Associação Paraibana de Imprensa (API), também atuou por alguns anos como assessor de imprensa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB).
De acordo com o jornalista João Pinto, um dos coordenadores do evento, a realização do baile também tem seu foco social, pois para entrar na comemoração basta adquirir a camiseta, por um valor simbólico, mais a doação de 2ks de alimentos não perecíveis, cuja arrecadação será doada a instituições de caridade da cidade.
“Assim como nos anos anteriores, ressaltamos que não há fins lucrativos no baile, e que a sua realização está sendo possível graças a parcerias com a iniciativa pública e privada, cujas adesões objetivam o pagamento do custeio do evento”, destacou Pinto, ex-presidente da ACI e da API, acrescentando que a estilosa camiseta do baile, desenhada pelo premiadíssimo chargista Fred Ozanan, será apresentada em breve e tem em seus destaques elementos de momo, com cores vivas, vibrantes e alegres.