Após as últimas movimentações de alguns parlamentares na Câmara de Campina Grande, está difícil cravar com precisão a quantidade de vereadores que integram as bancadas de oposição e situação na Casa de Félix Araújo.
O Blog tenta esmiuçar a situação e mostrar como estão se posicionando os parlamentares mirins de Campina.
Algumas mudanças no xadrez político do parlamento municipal tiveram início no processo pré-eleitoral de 2022. O primeiro a ‘mudar de lado’ foi o vereador Hilmar Falcão (DC), que trocou a oposição para ingressar na base aliada do prefeito Bruno Cunha Lima.
Em seguida, a vereadora Eva Gouveia (PSD), eleita pelo grupo governista, decidiu aceitar o convite do governador João Azevêdo (PSB) para integrar sua equipe de gestão. Esse movimento levou ao rompimento entre ela e o grupo Cunha Lima.
Durante a campanha ocorreu a incorporação, ao grupo de oposição, do vereador Renan Maracajá (REP), que embora discretamente, migrou da base de apoio ao prefeito para apoiar o governador João Azevêdo.
Ato contínuo, também na campanha, o vereador Rostand Paraíba (PP) apoiou a reeleição de João. A partir de então, o edil passou a frequentar as reuniões da oposição e adotar um discurso mais combativo na Câmara.
Há algumas semanas Rostand recuou e posou para foto com o prefeito, em uma demonstração de que se reintegraria ao bloco governista. No entanto, durante a visita do governador esta semana, lá estava ele participando da solenidade e afirmando que era oposição.
Já em 2023, o vereador Waldeny Santana (UB) anunciou que estava deixando a bancada governista para adotar uma postura de independência. Bastidores dão conta de que o vereador teria sido procurado por lideranças do seu partido e da gestão, na tentativa de o fazer reconsiderar a decisão.
Há também o caso do vereador Pimentel Filho (PSD), que estava na condição de suplente, mas assumiu a titularidade do mandato, já ocupando a liderança da oposição.
Com todas essas mudanças, vamos ao placar:
Bancada governista: 14 integrantes (Alexandre do Sindicato, Aldo Cabral, Carol Gomes, Dinho Papa-léguas, Fabiana Gomes, Hilmar Falcão, Ivonete Ludgério, Janduy Ferreira, Luciano Breno, Marinaldo Cardoso, Saulo Germano, Saulo Noronha, Rui da Ceasa e Waldeny Santana)
Bancada de oposição: 8 integrantes (Anderson Almeida, Eva Gouveia, Dona Fátima, Jô Oliveira, Olimpio Oliveira, Pimentel Filho, Renan Maracajá e Severino da Prestação)
Flex: Rostand Paraíba
*Atualização: o vereador Waldeny Santana confirmou ao Blog que esteve reunido com o prefeito Bruno Cunha Lima e vai atender o pedido do gestor e se reincorporar à bancada governista.