A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na manhã desta terça-feira, 14, à realização de pequenas cirurgias no distrito de Galante.
Procedimentos como retiradas de sinais, cistos, lipomas, pequenos tumores de pele, como também biópsias de lesões suspeitas, serão realizados todas as terças-feiras, contemplando semanalmente dez usuários, na Unidade de Saúde Mista de Galante.
O serviço foi lançado para descentralizar o atendimento em saúde, trazendo para mais perto da população os procedimentos que antes não eram realizados nos distritos, principalmente para aqueles com dificuldades de locomoção e financeiras.
Além disso, toda a Unidade de Saúde Mista de Galante também está passando por uma reforma e recebendo equipamentos novos para melhorar os serviços já existentes. O laboratório, por exemplo, já foi reformado e está funcionando com novos equipamentos, assim como a sala de fisioterapia que já recebeu aparelhos e também está sendo reformada.
“É importante lembrar que a unidade está sendo completamente reformada e nesse primeiro momento estamos realizando apenas cirurgias de pequeno porte, com anestesias locais, mas aqui contamos com duas salas de cirurgias que estão sendo montadas para operações de maior porte. É uma intenção do Prefeito Bruno Cunha Lima, junto com o Secretário de Saúde, Gilney Porto, tão logo seja possível, a gente fazer aqui, em Galante, cirurgias maiores como de hérnias e vesículas”, disse o médico cirurgião Tito Lívio.
Além das cirurgias, outros procedimentos estão sendo descentralizados para vários locais como exames de sangue e de ultrassom no distrito de São José da Mata, nas unidades do Complexo Habitacional Aluízio Campos e Policlínicas.