A senadora Daniella Ribeiro, líder da Bancada Feminina no Senado, comemorou a aprovação do PLC 130/2018, nesta terça-feira (23). O projeto foi colocado em pauta após indicação da Bancada Feminina, e garante a realização de ecocardiograma fetal e de ultrassonografias para todas as gestantes, durante o pré-natal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós, mulheres, sabemos a importância, de um PL dessa natureza. O pré-natal é uma fase que merece atenção. E mais que isso: nesse período é possível diagnosticar previamente doenças nos bebês e buscar atendimento o mais rápido possível”, destacou.
O projeto agora segue para sanção presidencial. O objetivo do PL, segundo explicou Daniella, tem por finalidade assegurar à gestante, na rede pública de saúde, a realização dos exames de ecocardiograma fetal no pré-natal e de pelo menos dois exames de ultrassonografia transvaginal durante o primeiro quadrimestre da gestação, observada a disponibilidade financeira.
Prevê, ainda, que, ao ser constatada qualquer alteração que coloque em risco a viabilidade da gestação, o médico responsável deverá encaminhar a gestante para a realização do procedimento necessário. “O projeto vai permitir a identificação precoce de diagnósticos e a correção oportuna de anormalidades no período gestacional e no início da vida do bebê”, pontuou Daniella.