Habilidoso na articulação e reticente nas tomadas de decisões, o deputado federal Romero Rodrigues conduz o processo em torno de sua posição política nas eleições de 2024 e de 2026 da forma como mais gosta: sem pressa e esticando prazos.
Apesar do debate político do momento girar em torno das eleições municipais de 2024 em Campina Grande, as recentes movimentações do partido Republicanos e do próprio Romero evidenciam que o projeto envolvido não se restringe aos limites da Rainha da Borborema.
É claro que Romero pensa e planeja seu caminho para 2024, até mesmo porque, essa estrada lhe levará à ‘rodovia’ de 2026. No entanto, as conversas e tratativas entre ele e as lideranças do Republicanos cruzam a linha temporal da campanha municipal.
A essa altura do campeonato, o ex-prefeito campinense já tem em mente um plano A, um B, um C e, talvez, até um alfabeto inteiro, que englobe as duas eleições.
Se alguém acredita que Romero tomará alguma decisão ainda em 2023, poderá se frustrar. Como o tempo é seu aliado, nesse caso, Romero deverá postergar até os instantes finais a decisão, ou anúncio, de ser ou não candidato a prefeito em 2024. Seja qual for a escolha, terá impacto direto no pleito posterior e por isso, ele age com tanta precaução.
É notório que há uma vontade dele em participar do processo, mas é evidente também que Romero tenta construir um caminho sólido que consiga levá-lo a 2026 com uma vaga garantida em uma chapa majoritária estadual, mesmo que para isso precise conquistar um espaço no meio do percurso.
Se esse caminho será ao lado do prefeito Bruno Cunha Lima, com o Republicanos ou em voo solo, teremos que percorrer a estrada para descobrir.