Nesta segunda e terça, 21 e 22 de agosto, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar os mutirões descentralizados do programa Saúde de Verdade.
O primeiro mutirão acontece no distrito de Catolé de Boa Vista, na Unidade Básica de Saúde Djalma Barbosa, que passou por uma reforma para receber os serviços.
Serão ofertadas consultas com endocrinologista, cardiologista, nutricionista, clínico geral e cirurgia geral e de cabeça e pescoço e exames como endoscopia, ultrassonografia e coleta de sangue para exames laboratoriais. Também serão realizados agendamentos e encaminhamentos para consultas e exames especializados.
O objetivo é ampliar o acesso aos serviços ofertando os procedimentos diretamente na comunidade onde a população está situada.
“Vamos dar uma resposta às demandas reprimidas das comunidades de forma mais próxima e adaptando a oferta de serviços às particularidades de cada comunidade. As Equipes de Estratégia de Saúde da Família estão identificando as necessidades da população para levarmos até os bairros e distritos aqueles procedimentos mais urgentes para cada comunidade”, explicou o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.
A iniciativa é inspirada nos mutirões realizados nos distritos de São José da Mata e Galante, que também foram promovidos junto ao Grande Mutirão do Saúde de Verdade.
“Percebemos que alguns locais da cidade são historicamente mais desguarnecidos de serviços de saúde e, por meio dos mutirões, vamos levar uma resposta imediata ao passo em que estruturamos esses serviços descentralizados, como já vem acontecendo em São José da Mata e Galante, onde implantamos inserção de DIU, realização de pequenas cirurgias, exames de ultrassonografia e laboratório”, frisou Gilney.
A Secretaria de Saúde também está elaborando o cronograma para os demais pontos da cidade onde serão realizados os mutirões descentralizados. A Prefeitura de Campina Grande já realizou dois grandes mutirões na cidade, em 2022 e em 2023, com mais de 65 mil pessoas atendidas e mais de 270 mil procedimentos realizados.