O açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, vem registrando gradativa redução no volume de água armazenada.
O reservatório obteve excelentes aportes hídricos durante o período chuvoso de 2024. Foram mais de 120 milhões de metros cúbicos de água que adentraram ao açude entre os meses de janeiro e maio, elevando consideravelmente o nível.
Com o fim do período chuvoso na região do Cariri, o açude de Boqueirão passou a registrar reduções em seu volume devido ao consumo humano e à evaporação.
De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), em 01 de junho o volume de Boqueirão era de 287 milhões m³, o que representava 61,54% da capacidade. Nesta sexta-feira, 15 de novembro, são 252 milhões m³ acumulados, representando 54%.
Em quase cinco meses sem chuva, a redução foi de aproximadamente 35 milhões de metros cúbicos.
Apesar da redução, o volume do reservatório ainda é bastante confortável, se comparado a períodos recentes, onde o Epitácio Pessoa chegou a níveis críticos, como por exemplo, em 2017, onde o volume era de apenas 2,9%.