ACCG e CMCG debatem retomada da economia em Campina

Foto: Ascom

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Marcos Procópio, participou esta semana de sessão remota da Câmara de Vereadores do município.

Na oportunidade, o dirigente classista avaliou os efeitos da pandemia do novo Coronavírus no setor empresarial e as consequências no emprego local.

Ele também contribuiu com propostas para adequar o município às novas formas de trabalho e de comércio digital para os pequenos negócios, como meios para fortalecer as empresas e o empego.

Marcos Procópio afirmou que ainda não é possível mensurar o tamanho do prejuízo causado pela pandemia na economia da cidade, mas já se percebe um grande número de desempregados e de pontos comerciais fechados na cidade.

O dirigente da entidade informou que para fugir da crise, algumas empresas estão sendo forçadas a migrar para o mundo digital, oferecendo seus produtos e serviços através de redes sociais e plataformas de e-commerce, procurando manter o consumidor ativo.

Entretanto, o dirigente da Associação Comercial ressaltou que a falta de conhecimento sobre a dinâmica do comércio digital por parte de boa parte dos empreendedores impede que a empresa tenha melhores resultados nesse novo mercado.

Durante a sessão, o presidente da entidade empresarial anunciou que a entidade firmou parceria com uma escola de marketing digital situada em São Paulo, que vai oferecer o acesso gratuito a uma grade cursos na área de marketing digital. “A parceria visa beneficiar os empreendedores locais, auxiliando na formação dos empresários que pretendem ingressar no mundo digital”.

Marcos Procópio apontou como exemplo o “markteplace” Alibaba para ser aplicado na cidade, objetivando ambientar e gerar negócios para os pequenos empreendedores locais. Ele ressaltou que o modelo dessa plataforma de comércio eletrônico não exige investimento financeiro relevante e pode ser estimulado pelo própria Prefeitura Municipal.

Submetido a um debate com os vereadores durante a sessão do poder legislativo, que esteve sob a presidência interina do vereador Marinaldo Cardoso, Marcos Procópio avaliou tendências do mercado de trabalho e das novas profissões.

“Diversas empresas de recursos humanos já estão recrutando pessoas que possuem certificação e habilidade em trabalho remoto, a nível nacional, um verdadeiro ENEM DO EMPREGO. Precisamos mobilizar Sine, Senac, instituições de ensino, escolas estaduais, a fazerem este tipo de capacitação; trabalhar remotamente exige um nível de conhecimento e disciplina. Chegou a vez dos municípios menores saírem na frente e capturar este posto de trabalho”, afirmou e em seguida acrescentou: “Campina Grande é uma cidade que reúne boas condições para se morar, oferecendo uma boa infraestrutura educacional, de saúde e tecnologia, fatores importantes que podem contribuir para se criar uma nova matriz de trabalho no município”, afirmou Marcos.

Para viabilizar essa alternativa, o presidente da ACCG defende que o Estado modernize sua legislação, permitindo que o endereço residencial também possa servir como endereço fiscal ou comercial para atividades remotas.

“Criada essa possibilidade, poderemos ter um novo perfil de trabalhador na cidade, com elevado valor agregado”, afirmou Procópio.