Açude de Boqueirão completa 63 anos

Foto: Blog do Max Silva

Construído pelo Departamento Nacional de Obras contra as secas (Dnocs), entre os anos de 1951 e 1956, o Açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão foi inaugurado no ano seguinte, em janeiro de 1957, presidente Juscelino Kubitschek.

A obra fazia parte de uma séria de ações do Governo Federal para amenizar os efeitos das secas na região do semiárido paraibano.

De lá até os dias de hoje, ‘Boqueirão’, como ficou popularmente conhecido, virou fonte de abastecimento de pelo menos 20 cidades, entre elas, Campina Grande, com seus 400 mil habitantes.

A barragem viveu bons momentos como em 2004 onde o manancial recebeu tanta água que foi registrada uma sangria por vários dias.

Mas também viveu o pior momento de sua história em 2017, quando chegou ao mais baixo índice de água acumulada desde a inauguração, com apenas 2,9% da capacidade, gerando uma grave crise hídrica nos municípios abastecidos por ele.

Hoje a situação do Epitácio Pessoa é um pouco mais confortável, mas ainda permanece em alerta devido à quantidade de água armazenada ainda ser inferior a 20% da capacidade.

De acordo com a Aesa, nesta data de aniversário, Boqueirão possui 18,7% de água acumulada, o que representa 87 milhões de metros cúbicos.