Agosto Dourado: Incentivo ao aleitamento materno é tema debatido na CMCG

Foto: Ascom

Na manhã desta quinta-feira (19), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande a sessão especial em alusão ao Agosto Dourado – Mês de incentivo ao aleitamento materno.

A propositura partiu da vereadora Carol Gomes (Pros), presidente da Comissão de Saúde e Bem Estar Social, e do vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos).

O momento contou com a participação da coordenadora da Rede Cegonha, Laudeci Brito; do médico residente da UBS Ana Amélia Vilar Cantalice, Victor Lins; da diretora geral do Banco de Leite Humano (BLH), Thaíse Ribeiro, e da mãe doadora e madrinha do ano da entidade, Sabrina Araújo.

Além do vice-prefeito Lucas Ribeiro, também estiveram presentes a assistente social do BLH do Instituto Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), Luciene Nascimento; a pediatra e neonatologista com atuação na sala de parto e egresso neonatal, Lourdes Jacinto; a enfermeira do Núcleo de Segurança do paciente, membro da Comissão Interna do Aleitamento e avaliadora do Ministério da Saúde dos hospitais a nível da criança, Givanize Araújo; bem como a coordenadora da residência médica famílias e comunidades e membro do grupo condutor da Rede Cegonha, Jeanette Oliveira.

“Este é um momento muito pertinente onde buscamos fortalecer as políticas públicas voltadas ao aleitamento materno. O nosso papel enquanto legislativo é de contribuir para causas importantes para nossa sociedade”, falou Carol.

Em Campina Grande, o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), realiza um valoroso trabalho onde o leite coletado é utilizado na alimentação de recém-nascidos com baixo peso, que geralmente ficam internados em UTI neonatal. O banco de leite atende todos os hospitais de Campina Grande e também mulheres e crianças de cidades vizinhas.

A fala de Sabrina Araújo, mãe de Atos de 9 meses, foi um dos momentos marcantes da sessão especial. Sabrina é doadora e a atual madrinha do banco de leite. Em sua fala parabenizou a realização do evento, agradeceu pela visibilidade dada ao tema e incentivou outras mães a realizarem a doação.

Luciene Nascimento, assistente social do Banco de Leite Humano do Isea trouxe importantes esclarecimentos sobre a causa: “é um projeto em prol da vida, pois sabemos que a amamentação é um benefício que é levado para toda uma vida. O bebê que se alimenta de leite materno torna-se um adulto saudável. Quando uma mulher se torna doadora de leite humano ela se torna um anjo na vida daquelas mães que tiveram seus filhos com algum tipo de problema ou com prematuridade intensa”, disse.

Laudeci Brito, coordenadora da Rede Cegonha destacou que “é grande a relevância do debruçamento de profissionais, pessoas da sociedade civil e de parlamentares ao abraçar essa causa. O Agosto Dourado apoiado e sustentado pelas políticas públicas vem acontecendo desde a década de 90 e é necessário o fortalecimento das ações em todos os cenários de saúde e em todos os espaços sociais e de atos políticos para discutir, proteger e apoiar a amamentação”.

Todos os convidados, em suas distintas linhas de atuação, contribuíram de forma enriquecedora com o debate apresentando dados, trazendo informações e sanando dúvidas.

Os parlamentares da Casa de Félix Araújo que estavam presentes no momento também participaram de forma ativa e reforçaram o apoio à campanha. Lucas Ribeiro – vice-prefeito – fez seu relato de experiência pessoal ao compartilhar que sua esposa, mãe de seu filho de 11 meses, é lactante e também foi doadora de leite materno.

“É gratificante para mim utilizar este espaço pois é por meio da política que conseguimos bons frutos para nossa sociedade. Incentivo o aleitamento materno por ser mãe de três filhos e por ter tido a oportunidade de amamentá-los, sei da riqueza deste gesto. O meu mandato é feito das causas que verdadeiramente defendo e acredito, e sei que um trabalho intersetorial pode, de fato, fazer a diferença na vida de muita gente. Que, por meio das nossas ações e incentivos, o Agosto Dourado dure o ano todo”, finalizou a vereadora Carol.