ALPB inicia retomada gradual das atividades presenciais

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) publicou ato disciplinando o retorno gradativo das atividades presencias a partir desta terça-feira (1º).

De acordo com a publicação, o edifício-sede da ALPB permanece fechado e retomam as atividades os setores administrativos que funcionam no Centro Administrativo, localizado no Paraíba Palace.

Dentro das diretrizes estabelecidas pelo Grupo de Coordenação do Protocolo para Retomada das Atividades Presenciais, a ALPB realizou a testagem de servidores para detecção da covid-19 para que o trabalho seja retomado com a maior segurança possível.

Os exames foram realizados na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol), no bairro do Bessa, em João Pessoa.

Neste primeiro momento, o expediente será de terça a quinta-feira, das 8h às 13h. O acesso do público externo a Casa Epitácio Pessoa ainda não será permitido. Os trabalhos presenciais estavam suspensos desde março para evitar a propagação do novo coronavírus.

As sessões ordinárias e as reuniões das comissões continuarão sendo realizadas de forma remota, através do sistema de videoconferências. Segundo o Ato da Mesa Diretora, os setores administrativos funcionarão com quantidade mínima de possível de servidores, observando cuidados para evitar aglomerações e com obrigação de uso de máscaras nas dependências.

O presidente Adriano Galdino reforçou o comprometimento da ALPB com a preservação da saúde dos servidores e da sociedade em geral.

“A Casa tem adotado medidas que visam prevenir e conter a propagação do coronavírus. O regime de trabalho remoto vem alcançando resultados positivos e possibilitando o desempenho das atividades legislativas e administrativas. Por isso, nesse momento, continuaremos nos esforçando pela segurança de todos em relação à doença”, ressaltou o presidente.

A diretora do Departamento Médico da Assembleia, Doutora Dayse Queiroga, explicou que a testagem servirá para traçar o perfil da saúde dos servidores do Legislativo em relação ao novo coronavírus.

“Vamos fazer uma análise dos funcionários que já tiveram a doença, os que já estão com a imunidade e os funcionários que, por ventura, estejam doentes e sejam portadores assintomáticos, assim, voltaremos com mais segurança para o trabalho”, afirmou.

Ainda segundo o protocolo de reabertura gradual, qualquer servidor ou membro que apresente sintomas da COVID-19 ou teste laboratorial positivo, ou tenha contato domiciliar com casos confirmados da doença, ficará afastado de suas atividades, devendo comunicar a sua condição ao Departamento de Recursos Humanos, vedado o seu comparecimento pessoal às dependências da Assembleia Legislativa.

E ainda na hipótese dos sintomas surgirem durante o turno de trabalho, o servidor, evitando contato com outras pessoas, deverá comunicar por telefone ao Departamento de Assistência Médica e Social.

Ao início de cada mês nova avaliação será feita pelo Grupo de Coordenação do Protocolo para Retomada, a partir da qual serão expedidas recomendações no sentido de fechar ou reabrir setores, a depender do comportamento dos indicadores epidemiológicos vigentes.

*Da redação com Ascom