Análise: Movimento de Nilvan ‘enquadra’ Wellington Roberto

Foto: Blog do Max Silva

O encontro entre o radialista Nilvan Ferreira (PL) e o senador Efraim Filho (UB) movimentou o noticiário político estadual nesta quinta-feira (20).

O aceno de Nilvan ao União Brasil, com a recíproca de Efraim, é uma clara demonstração de que o comunicador não vai aceitar ‘goela abaixo’ o plano do presidente estadual do PL, deputado Welligton Roberto, de excluí-lo das eleições municipais, em João Pessoa.

Quando Welligton articulou o lançamento da candidatura natimorta do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à Prefeitura da Capital, o objetivo era deixar Nilvan, que incorporou totalmente o bolsonarismo na Paraíba, sem opção partidária.

Por estar filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, Nilvan estaria mais à vontade para enfrentar a campanha municipal com a retaguarda do bolsonarismo. No entanto, com atual direção estadual, o comunicador enfrentaria muitos problemas, como aconteceu em 2022, onde sua campanha ao Governo do Estado teve escassos recursos partidários.

Na conversa de hoje, Efraim deixou as portas abertas para Nilvan. Quem sabe até seja bom para ele deixar o PL e se filiar ao União. Teria nas mãos um partido grande, com recursos financeiros para bancar sua campanha, além de se desvincular um pouco do bolsonarismo radical.

Sendo candidato a prefeito de João Pessoa, seja qual for o partido, Nilvan mostrará, como já mostrou, que tem voto, independente da ideologia e das conjunturas partidárias.