Análise: o que explica o ‘boom’ de voos e passageiros em Campina Grande?

Foto: Codecom/CG

Há exatos quatro meses este blog era um dos primeiros a noticiar uma ação que iria revolucionar a movimentação de aviões comerciais no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande.

Foi no dia 22 de março, durante a passagem do presidente Lula por Campina Grande, que o governador João Azevedo anunciou (relembre aqui a entrevista) que estava em tratativas com a companhia aérea Azul para a ampliação de voos com destino a Rainha da Borborema. A ideia inicial era transformar o aeroporto João Suassuna em um mini Hub da empresa.

Posteriormente, a parceria se concretizou e os voos foram implantados exatamente para o período do Maior São João do Mundo. Resultado, sucesso total! No mês passado, foram registradas 507 operações de voos comerciais e da aviação geral, com 22.624 passageiros.

Comparado a junho de 2022, houve um aumento de 42% no número de voos e um crescimento de quase 40% no número de passageiros.

Mas não foi só isso. A privatização do Aeroporto também tem participação importante nesse sucesso. Desde que assumiu a gestão do terminal em Campina Grande, a empresa espanhola Aena decidiu investir pesado em uma grande reforma e ampliação de toda a área.

Quem teve a oportunidade de visitar o João Suassuna antes da reforma e foi lá depois das mudanças, pode constatar a verdadeira transformação que o local sofreu, passando a oferecer, a quem desembarcava ou embarcava, serviços de um grande aeroporto.

Além disso, o sucesso da festa do ‘Maior São João do Mundo’ foi outro importante fator contributor para a atração de passageiros à Campina Grande. Foram turistas que aproveitaram as novas ofertas de voos diretos para a cidade do evento, em vez de viajarem para os aeroportos de João Pessoa ou Recife e seguirem por transporte terrestre ao destino final.

A junção destes e de outros fatores contribuiu decisivamente para o ‘boom’ que o aeroporto de Campina Grande vivenciou em junho, reconhecido até pela mídia regional e nacional. O desafio agora é manter a alta movimentação nos meses seguintes.