Após 14 anos, açude volta a sangrar na Paraíba

Foto: divulgação/equipe pedreira

O açude do Carneiro, localizado no município de Jericó, atingiu sua cota máxima de armazenamento e sangrou neste final de semana.

O reservatório não transbordava há 14 anos e possou um longo período no volume morto. A última vez que o açude sangrou foi em 31 de maio de 2009, segundo arquivo da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Com capacidade máxima de armazenamento de água de 31 milhões de metros cúbicos de água, o Carneiro iniciou o ano com um volume de pouco mais de 30%.

As precipitações registradas neste mês de março foram suficientes para o açude aumentar o volume e somente uma chuva, superior a 150 milímetros, ocorrida na sexta-feira, fez com que o manancial atingisse rapidamente a sangria.

Além dele, outros sete açudes estão transbordando na Paraíba, segundo dados da Aesa. São eles: Bom Jesus (Carrapateira), Cachoeira da Vaca (Cachoeira dos Índios), Cafundó (Serra Grande), Pilões (São João do Rio do Peixe), São José I (São José de Piranhas), São José II (Monteiro) e Vazante (Diamante).