Após chuvas, Defesa Civil vistoria 16 açudes da região de Campina Grande

Foto: Codecom/CG

A Defesa Civil iniciou na manhã desta quinta-feira (2), a vistoria nos açudes localizados na região de Campina Grande.

O primeiro foi o reservatório da Chã do Marinho, localizado no limite dos municípios de Lagoa Seca, Campina Grande e Massaranduba.

Os moradores da região estão preocupados com a situação do barramento (que é um afluente do rio Mamanguape) e que pode romper se não forem tomadas as devidas providências, já que de acordo com as previsões, as chuvas continuarão.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, o barramento tem 20 metros de profundidade, e foi necessário alargar o sangradouro, para evitar um possível rompimento.

São mais de 16 barramentos em torno de Campina Grande e os que precisam de monitoramento constante são o dos Cuités, Vale do Jatobá e de Jenipapo.

Barragens ou barramentos são estruturas construídas para a formação de lagos artificiais, e constitui uma das mais antigas técnicas de aumentar as disponibilidades hídricas para atendimento de demandas por águas pelas comunidades.

São dotadas de controle com a finalidade de obter a elevação do nível de água ou criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização de vazões.