Balanço do carnaval: A tragédia anual dos acidentes de moto na PB

Foto: Secom/PB

O Hospital de Trauma de Campina Grande divulgou nesta quarta-feira (26) o balanço dos atendimentos durante o período de carnaval. Os números registram uma significativa redução na quantidade de vítimas de acidente de moto, se comparado a outros anos, no entanto o dado ainda é assustador.

Somente nesse período, foram 118 atendimentos a vítimas de acidentes com motocicletas. No mesmo período de 2019 tinha sido 142 registros. A redução foi bastante positiva, mas a situação ainda é grave.

Se comparado com os acidentes de carro, o número imensamente superior, pois nesse período, apenas 12 pessoas foram atendidas com esse tipo de ocorrência.

Um dado de chama atenção é que quase 70% das vítimas são oriundas de outras cidades do estado, principalmente as menores, e que estão desprovidas de fiscalização de trânsito.

É um problema grave, pois esses pacientes demandam alto custo para a o SUS, pois muitos permanecem por muitos dias nos hospitais e seu tratamento tem valor elevadíssimo.

Vele lembrar que boa parte desses acidentes é causada pela combinação moto – bebida alcoólica – imprudência – alta velocidade.