Boqueirão chega a 66%. Essa água “dá pra” quanto tempo?

Toda vez que se fala no aumento do volume do açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, a pergunta que se ouve é a seguinte: “toda essa água dá pra quanto tempo?”

Para tentar responder a esse questionamento, o Blog foi aos registros históricos da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e fez uma comparação.

Atualmente o manancial está com volume de 310.089.662 m³, o que representa 66,5% da capacidade máxima. “Boqueirão” não alcançava esta quantidade de água desde outubro de 2012, quando a Paraíba vivenciou um dos anos mais secos da história.

Com um período de seca severa e sem novas recargas por causa da ausência de chuvas, de 2012 até 2017 o açude enfrentou uma dolorosa sequência de reduções em seu volume até chegar ao pior nível de sua história, com apenas 2,9% de sua capacidade.

Se levarmos em consideração que se encerrem as chuvas agora e tenhamos um novo período de seca extrema, em um pior cenário a quantidade atual de água armazenada no açude seria suficiente para abastecer Campina Grande e outras cidades por pelo menos cinco anos.

Evidentemente que seria necessário tomar as mesmas medidas adotadas no passado como, por exemplo, o racionamento. Mas nossa torcida é que as recargas se mantenham nos próximos anos garantindo um abastecimento regular para as cidades, para a zona rural, para dessedentação animal e outras finalidades.